setembro 07, 2004

As várias nuances da solidão (parte 3)

HOLA!


A SOLIDÃO NOS DIÁLOGOS CINEMATOGRÁFICOS




01- Olá, parede!... O que há de errado nisso? A vizinha da terceira casa conversa com o microondas...
(Pauline Collins em "Shirley Valentine"(1989))

02- Lydia Harris: Eu preciso me preocupar com você, Bob?
Bob: Somente se você quiser.
(Esposa do ator Bob (Bill Murray) durante uma conversa por telefone com ele em Encontros e desencontros.)

03- Eu não sei se minha mulher me deixou por causa da bebida ou se comecei a beber porque minha mulher me deixou.
(Ben Sanderson (Nicolas Cage) em Despedida em Las Vegas.)

04- Nossa geração não teve a Grande Depressão, não teve uma grande guerra. Nossa guerra é uma guerra espiritual. Nossa depressão é nossas vidas.
(Tyler Durden (Brad Pitt) em Clube da Luta)

05- Os dias prosseguem... e nunca terminam... Toda minha vida precisou de um sentido de algum lugar para ficar... Solidão me segue por uma vida inteira...
(O taxista e veterano de guerra Travis Bickle (Robert De Niro) vagueando durante a madrugada por uma Nova York suja, repleta de miséria, violência e prostituição.)


Digno de nota: "Tenho procurado uma garota todas as noites de sábado da minha vida" (Marty (Ernest Borgnine) no filme homônimo)





A SOLIDÃO ATRAVÉS DAS PALAVRAS





01- "Amor são duas solidões protegendo-se uma à outra." (Rainer Maria Rilke)

02- "A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais." (Arthur Schopenhauer)

03- "As pessoas são solitárias porque constróem paredes em vez de pontes." (Joseph F. Newton)

04- "Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite" (Clarisse Lispector)

05- "O falso amor de si mesmo transforma a solidão em prisão." (Nietzsche)


Poema do dia:

"Uma maior solidão
Lentamente se aproxima
Do meu triste coração.

Enevoa-se-me o ser
Como um olhar a cegar,
A cegar, a escurecer.

Jazo-me sem nexo, ou fim...
Tanto nada quis de nada,
Que hoje nada o quer de mim."

Fernando Pessoa



HASTA!




Update: Comprei o DVD de Marty hoje...