setembro 07, 2004

As várias nuances da solidão (parte 4)

HOLA!


A SOLIDÃO ATRAVÉS DA MÚSICA (parte I)


Música serve como registro de nossas vidas. Quem nunca se lembra daquele hit que lhe faz esquecer as lamúrias da vida, ou aquela companheira dos nossos momentos fossa, de carência, de solidão. Os religiosos falam que quando cantamos para Deus, rezamos duas vezes...

Chico Buarque, mais do que ninguém, soube e sabe escrever o nosso cotidiano e transformar poesia em melodia. Infelizmente o nosso cenário musical anda tão pobre e ficamos sem um dos alimentos mais preciosos para nossa alma.

Não entendo como algumas pessoas chegam pra mim e falam: " Não gosto de música...". Não gostar de um estilo específico, compreendo, mas generalizar?

O que seria de mim sem os cantos de ninar, as historinhas contadas embaladas com musiquinhas do recreio estilo "Bem te vi, bem te vi, todo verão, voa junto dentro do meu coração"... ou " Motorista, motorista, olha o taxi, não é de borracha, não é de borracha, não... não... não...". Ou melhores como O Pato, A Casa, O Caderno, Elefante...

O que seria de mim sem o Balão Mágico e seus primeiros álbuns... "Se enamora //Quem vê você chegar com tantas cores//E vê você passar perto das flores//Parece que elas querem te roubar//Se enamora// Quem vê você chegar com tantos sonhos//E os olhos tão ligados nesses sonhos//Tesouros de um amor que vai chegar..."

O que seria de mim sem a trilha de ET e de Saltimbancos Trapalhões. John Williams é um gênio, porque ele conseguiu que uma pirralha de oito anos parasse não só por aquele filme magistral, mas também para aquela trilha soberba, até hoje quando a bicicleta do Elliot sobe aos céus, naquela noite enluarada, eu choro... ET me abriu os olhos para a magia do cinema e lhe agradeço pelo resto da vida... E o grande Chico cooperou com sua trilha magistral nessa obra-prima do cinema nacional ("Ói nós aqui//Ói nós aqui//Hollywood fica//Ali bem perto//Só não vê quem//Tem um olho aberto..." "Uma pirueta//Duas piruetas//Bravo, bravo...")

O que seria de mim sem bandas como U2 ou A-HA (simm... eu gosto!!) que embalaram meu início de adolescência (segredo: era apaixonada pelo Morten rss) ..."I wanna run, I want to hide//I wanna tear down the walls//That hold me inside.//I wanna reach out//And touch the flame//Where the streets have no name..." "Here I am//And within the reach of my hands//She sounds asleep and she's sweeter now//Than the wildest dream could have seen her//And I Watch her slipping away//Though I know I'll be hunting high and low..."

Tanto momentos bons como ruins nos fazem lembrar de uma canção... Início de um amor, fim de um relacionamento, vitórias, fracassos, frustrações, desilusões, família, união, brigas, guerras, violência, perdas, nascimento. Difícil não pensar no Senna e não lembrar do Tema da Vitória e da Canção da América do grande Milton Nascimento... Como não lembrar da ditadura e da música do Geraldo Vandré? Pense... Com certeza achará uma comparação...

Música é a arte da subjetividade e fala por si só...

Hoje não tem TOP5, mas citarei uma trilha sonora, um álbum nacional e um internacional que expressam a solidão.

ÁLBUM NACIONAL: Bloco do eu sozinho - Los Hermanos

Quando tentei escolher meu TOP 5 de músicas nacionais, pensei em citar uma canção do Los Hermanos e cheguei a conclusão de que todo esse álbum é o retrato fiel da solidão.




Faixas:

Todo carnaval tem seu fim
A Flor
Retrato pra Iaiá
Assim será
Casa pré-fabricada
Cadê teu suín-?
Sentimental
Cher Antoine
Deixe estar
Mais uma canção
Fingi na hora rir
Veja bem meu bem
Tão sozinho
Adeus você


O Bloco do Eu Sozinho mistura rock, pop, samba, música circense e lirismo como nunca uma outra banda de rock havia feito. Rodrigo Amarante e Marcelo Camelo com seus vocais melódicos, esbravejando melancolia, são uns dos melhores compositores do cenário musical atual made in Brazil.

ÁLBUM INTERNACIONAL: The Wall - Pink Floyd



Faixas

Disco 1

1. In The Flesh?
2. The Thin Ice
3. Another Brink In The Wall
4. The Happiest Days Of Our Lives
5. Another Brick In The Wall
6. Mother
7. Goodbye Blue Sky
8. Empty Spaces
9. Young Lust
10. One Of My Turns
11. Don´t Leave Me Now
12. Another Brick In The Wall
13. Goodbye Cruel World


Disco 2

1. Hey You
2. Is There Anybody Out There?
3. Nobody Home
4. Vera
5. Bring The Boys Back Home
6. Comfortably Numb
7. The Show Must Go On
8. In The Flesh
9. Run Like Hell
10. Waiting For The Worms
11. Stop
12. The Trial
13. Outside The Wall


The Wall foi lançado em 1979 e mostra uma presença maior do Roger Waters na banda, com conotações auto-biográficas e versando sobre a solidão e sobre o domínio das instituições (escola, família, governo, indústria musical) sobre os indivíduos. Foi lançado também em forma de um filme de mesmo nome. Um disco excepcional, extremamente crítico e bonito musicalmente.

TRILHA SONORA: Um estranho no ninho



Faixas

1. One Flew Over The Cuckoo's Nest (opening theme)
2. Medication Valse
3. Bus Ride To Paradise
4. Cruising
5. Trolling
6. Aloha Los Pescadores
7.Charmaine
8. Play The Game
9. Last Dance
10. Act Of Love
11. Jingle Bells
12. One Flew Over The Cuckoo's Nest (closing theme)


A trilha sonora desse filme excepcional transborda sentimentos como melancolia, incompreensão, solidão e de uma tristeza imensurável. Juntamente com a trilha de Requiem para um sonho, encaixa-se mais do que perfeitamente em cada detalhe do filme. Destaques para o tema de abertura e para o tema final... Triste e libertador...


Digno de nota: OK Computer do Radiohead (Cada música fala de um dilema e até de um pesadelo, de pânico e de receio, de amor e de solidão)


Poema do dia:

"Mas eu não tive os dias de ventura
Dos sonhos que sonhei:
Mas eu não tive o plácido sossego
Que tanto procurei.(...)
Tive as paixões que a solidão formava
Crescendo-me no peito
Tive, em lugar de rosas que esperava,
Espinhos no meu leito."

(Junqueira Freire)




HASTA!