janeiro 14, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 2)


HOLA!


"COMER, COMER, É O MELHOR PARA PODER CRESCER!"


Alguém se lembra dessa música do Ghengiskhan tupiniquim? Não lembra dessa banda? Vou refrescar a memória de vocês: um quarteto, dois homens, duas mulheres, todos altamente esquisitos, um deles era careca e tinha uma barbicha e mais parecia o gênio da lâmpada mágica do Aladdin. Ainda nada? Com certeza já assistiram algum programa da Xuxa, não? Lembra que todo santo dia no seu antigo "xou", ela chamava um garçom que servia o café da manhã e começava a cantarolar aquela música dela: "Quem quer pão, quer que pão, que quer pão, que tá quentinho, que tá quentinho, que tá quentinho, tão gostosinho, tão gostosinho, tão gostosinho, quero mais um, mais um..." Aí ela começava a se deliciar com aquelas guloseimas enquanto meu estômago retorcia. Aí dava início a tal música que citei acima. Críticos ferrenhos da rainha dos baixinhos diziam ser uma ofensa aquela variedade de alimentos enquanto a maioria da população não tinha nem pão em seus lares. Bem, odeio politicamente corretos e chatos de plantão. Não deixa de ser verdade, mas imagina se deixassem de mostrar na TV o que não possuímos... Muita coisa!

A década de 80 é tão legal, tão deliciosa e tem tantos assuntos pra falar (preparem-se para uma overdose de anos 80 durante esse mês) que nem sei por onde começar. Citando um ditado que usamos para relacionamentos, vou conquistá-los pela boca (putz, péssimo!).

"Bebida é água
Comida é pasto
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?"


É interessante ver que guloseimas antes devoradas por nós, enquanto crianças, começam a agradar ao público infantil atual. Será uma falta de novas opções? Ou o que é bom de verdade é eterno? Modismos existem, contudo o que tem qualidade, sempre reaparece?




Desnatado? Sem gosto? Eu colocava açúcar e ficava divino. Estava pensando e percebi que nunca mais comprei o iogurte desnatado da Danone.
Sabem o Crunch, na minha época se chamava Kri e é tão gostoso quanto.
Dan'up é até gostosinho, mas enjoativo... Tudo bem, só eu acho isso.
Yakult, um vício de infância... Era doida pra ver os tais lactobacilos, só eu!!
Limão Brahma tal como soda e afins nunca me desceu... Só eu?
Mentex tem até hoje não? Você pega a primeira pastilha e quando vai ver, já acabou a caixa.

Pirocóptero... Altamente anos 80. Quem não chupava o pirulito o mais rápido possível para depois brincar com palitinho que voava?
Toddy? Só quentinho... odeio toddinho porque é muito gelado, coisas de Karinnéa. Não sei viver sem chocolate em pó, mas só quente.

Acho que muitas crianças tinham inveja de mim, porque eu tinha algo que todas sonhavam. Bala, chiclete, chocolate, refrigerante, sanduíche tudo de graça. Confissão nº1: e eu me esbanjava, admito! Meu avô tinha um armazém e eu sempre fazia a festa, mesmo pro desespero da minha mãe e da minha dentista. Balas juquinha já foram bastante devoradas por Karinnéa, assim como guaraná brahma que sempre preferi em relação ao guaraná antárctica. Lembram o guaraná Taí?

Nunca fui muito fã de biscoito, hoje vejo quanto minha mãe gasta com minha irmã caçula e comigo sobrava muito, bem isso não é uma total verdade. Se o biscoito em questão fosse recheado com morango... HUMMMM!! Já elvis!!

E aquele chocolate língua de gato que ainda hoje é vendido pela Kopenhagen? Sou loucamente apaixonada por ele e até agradeço pelo preço salgadinho da empresa supracitada, já que deste modo me evita vários pneus extra extra (sim, não repeti a palavra, é pneu além dos que tenho. Haja pneu!!)




Quem viveu os 80 com certeza lembra do fura bolo da Gellato, não? E do Ploc monster com transfix? Minha mãe conhecia e me dava altos esporros devido às minhas tatoos falsificadas. Nunca gostei de grapette. Geléias Vigor iguais a qualquer geléia e nunca fui fã de danette? Pequei, caros leitores? É a subjetividade!! Certamente ao ler danette, seu hipotálamo já estimula seus sensores e suas papilas gustativas começam a dar sinais. Aquela salivação na boca está os matando agora, não é? Pois isso funciona comigo em relação as geléias mocotó que minha mãe comprava não sei pra quê (algum ingrediente de alguma comida, só pode!), mas que eu sorrateiramente roubava da geladeira e comia todinho. Depois de muitos atos ilegais, o produto sumiu lá de casa... Saudades! Saudades que não sinto dos biscoitos do Mirabel nem do chambinho. Aquele por que realmente não sou fã de biscoitos doces e este porque ainda faz parte da minha vida. O problema é que devoro rapidinho!! É triste ser uma pessoa que só tem pensamentos gordos!

Sou chocólatra. Não há terapia já que é incurável. E os brancos são os mais terríveis, é minha cocaína e quem viveu os anos 80 como eu certamente colecionava essas capinhas da galak de bichinhos fofos. Nescau, Toddy, Nesquik e seu coelho hilário são todos amigos do meu estômago. Bem, o de morango nunca me desceu... Ergh!!
Biscoitos Maria? Só com muita fome ou no liqüidificador como ingrediente da minha vitamina de banana pura ou com nescau - lanche favorito da infância. Pra não dizerem que sou muito radical com os biscoitos, vou reafirmar que adoro os recheados com morango (os de chocolate não suporto. Opa, vão me internar?) assim como os biscoitos champagne e os recheados com leite.



Acho que eu estava na 2ª série, ou seja, com 08 anos, quando eu chupei meu primeiro dip n'lik. O nome podia até ser complicado, mas o gosto e os restos de açúcar eram completamente acessíveis. Infelizmente rolou um boato que o produto era cancerígeno e ele saiu do mercado. Há alguns anos ele voltou a ser vendido, entretanto ainda não chupei nenhum :( .

O atual milkybar nada mais é que meu venerado lollo. Os chocolates brancos sempre foram meus favoritos, mas dentre os outros, prefiro os que levam leite assim como Lollo e o Surpresa. Este ainda vinha com umas cartelas com dados instrutivos sobre animais silvestres. Bacaninha e educativo! Não posso deixar de falar dos meus também amados chokito, prestígio e sonho de valsa... Ah, e aqueles cigarros, rolinhos de chocolate ao leite? HUMMM!!! Pensamentos gordos de novo? Meu cérebro precisa de um regime urgente, mas se ele atrofiar de vez? Big problem!!

Nunca fui muito fã de iogurte, só gostava muito do danoninho e do chambinho e o iogurte desnatado era uma relação ambígua, períodos de amor intercalados com períodos de enjôo. Dos outros iogurtes, o que mais gostava era o de morango que continha pedaços da fruta, tal como o dan-frut. Tinha uma mania de misturá-los e haja sujeira!

Ki-suco, Tang, enfim nunca fui fã desses sucos artificiais em pó. Mas que a propaganda do Tang marcou toda uma geração é um fato inegável!
O grande defeito dos Chicletes mini era em que mãos eles caíssem. Caso estivessem nas minhas mãos, eram devorados não no mesmo dia ou em horas e sim em poucos minutos.

Nossa, agora me deu fome, fome de mais nostalgia... Até a próxima!


HASTA!