janeiro 14, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 3)


HOLA!


Acabei de ver a excelente microssérie Hoje é dia de Maria. Elenco perfeito, história atraente e cenários surreais, é a esplêndida arte teatral transmitida para milhões de televisores. Hoje em especial foi um dia triste pra Maria. O diabo tentou de várias formas tirar sua sombra, seus amigos, sua força e conseguiu tudo que queria, roubando sua infância. Fiquei agora imaginando o vazio, a frustração da infância perdida. Não é só Maria que perdeu. Os meninos que trabalham no sertão nordestino com o sol escaldante maltratando seu corpo, as meninas que dão seu corpo pra sustentar a família. Quantos amigos perdidos, quantas risadas furtadas, quantas brincadeiras a esperar...

Brincadeiras... Pula corda, pega-pega, amarelinha, esconde-esconde,cho-co-la-te in-glês... Que saudade! E olha que algumas partes da minha infância foram roubadas da minha memória. Como resgatá-las?

Confissão nº2 (a primeira confissão foi no post anterior, ok?): nunca consegui pular corda. Minha coordenação motora é das mais lastimáveis, todavia, incrivelmente, eu era boa de brincar de elástico.



Além das brincadeiras tradicionais, adorava brinquedos, jogos e coleções (outro post, calma!!). E os álbuns de figurinhas? Enchia o saco do meu pai pra comprar e a situação mais chata era quando estava quase pra completar o álbum e todas as figurinhas recém-compradas eram repetidas. O que fazer? Amigos!! Mas se eles também não tivessem? SAD, VERY SAD!!



Toda garota da minha geração tinha mania de distribuir cadernos entre os colegas, verdadeiros questionários (Quantos anos?Já namorou?É virgem? Qual sua banda, seu ator, seu filme favoritos? Você é a fim de alguém?). Esses questionários rodavam por todas as salas de todas as séries e era bem capaz do seu objeto de afeição descobrir seu segredo. Bem, se já expôs no tal caderno, já não era mais segredo. O que saía de coisa ridícula... Lembro de ter ficado com vergonha de uma prima mais nova quando ela escreveu ailoviou em vez de I love you. E os garotos querendo se esbanjar? E as meninas que se disfarçavam de entendidas? Pré-adolescentes...

Antes dos diários, colecionávamos papéis de carta. Eu tinha umas três pastas enormes com os mais diversos papéis de carta: várias cores, vários personagens e completamente organizado e impecável. Era um esmero tão grande que nem deixava minhas irmãs mais novas tocarem.

Alguém lembra (só as meninas, com certeza) de uma brincadeirinha que fazíamos para descobrir com quem iríamos casar, a idade em que se daria o casamento, o local em que moraríamos e até quantos filhos teríamos? É engraçado porque eu sempre colocava 24 ou 26 anos... Eu acho que já passei por essa idade. É um mau sinal?

Stop, adedonha ou seja lá como vocês chamam era uma das minhas brincadeiras favoritas e se quiserem, eu topo até agora. Sempre curti essas brincadeirinhas que puxam pela memória e também é muito melhor que certas aulas de religião.

Apesar de ser a típica garotinha que colecionava álbuns de figurinhas, papéis de carta, duvido que algum de vocês ganharia de mim no bafo, eu era boa pra caramba. Ganhava de quase todo mundo. Tinha até figurinha de fórmula 1, campeonato brasileiro e dos aviões de caça, o que demonstra que nem homem nem mulher eram páreos pra mim. Karinne Eastwood... Tenha medo, meu caro!!


Música do dia:

Essa banda Afrodite se quiser fez dois álbuns, depois entrou no ostracismo. Na verdade, teve um grande hit, um manifesto contra a mania nacional. Nas festinhas americanas sempre rolava e a gente se esbaldava...

Não adianta... Por mais que eu tente, não da pra entender.
Como é que você pode me trocar por essa... essa loira horrorosa?
E eu que dei tudo de mim, dei o melhor de mim pra você
Mas tudo bem... um dia você vai ver o que perdeu...
Mas aí vai ser tarde demais, por eu é que não vou mais querer nada com você
Você é que vai ficar na pior... Babaca!

Você sempre me disse que eu era demais
Que te fazia bem e que te dava muita paz
Dizia que eu era muito especial
Que tinha um beijo quente e uma boca sensual
Mas um belo dia tudo mudou
Você arranjou outra e me deixou
E agora eu não consigo me conformar
Eu passo o tempo todo a perguntar....

O que que ela tem que eu não tenho?
O que que ela tem que eu não tenho?
Preciso saber você vai ter que dizer...
O que que ela tem que eu não tenho?
O que que ela tem que eu não tenho?
Preciso saber você vai ter que dizer o que...

Você me trocou por uma loira
E agora você quer mais é que eu morra
Não fala mais comigo e nem quer mais me ver
Como é que você pode me esquecer?
Olha só como é que eu fiquei
Até hoje não me recuperei
Será que algum dia eu vou me conformar
Eu passo o tempo todo a perguntar...

O que que ela tem que eu não tenho?
O que que ela tem que eu não tenho?
Preciso saber você vai ter que dizer...
O que que ela tem que eu não tenho?
O que que ela tem que eu não tenho?
Preciso saber você vai ter que dizer o que...



HASTA!