janeiro 15, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 4)

HOLA!


Brinquedos, a alegria das crianças! Muitos condenaram a ótima animação O expresso polar por estimular o consumismo nas crianças. Claro que o Natal não é uma época só de troca de presentes e existe muito mais que isso: é o nascimento de Cristo, época de união e esperança. Todavia seria hipocrisia da minha parte dizer que não adoro ganhar presente. Diga-se de passagem, desde criancinha, só mudaram os presentes...

Se você der uma entrada em qualquer loja de departamentos e for no setor de brinquedos vai perceber que os nossos brinquedos ainda estão nas prateleiras ou voltaram repaginados. Vi há uns dois dias uma propaganda da sandália da Moranguinho, mais anos 80 impossível!

Se você entrar nesses sites de leilão da internet, vai ver vários brinquedos por preços abusivos. Que pena que eu perdi quase tudo, ganharia uma graninha boa. A gente quando é criança é tão descuidada, eu mesma fazia várias "experiências" nos cabelos das minhas bonecas, várias tendências de cortes e acabavam todas carecas.



Quem nunca brincou de Autorama, fez pipoca com o pip pop (humm!!), tentou desvendar o assassino em detetive, tentou manter o equilíbrio em cai não cai, achava bonitinha a flor dançante, ria com o pinote e esquentava a massa cinzenta com perfil.



Boneca Bebê Quem me quer, G.I. JOE ou comandos em ação, Arthur, meus queridos aquaplay (quebrei vários!!),os action figures do seriado Águia de fogo que passava na Globo e uma das minhas bonecas favoritas, Bate-Palminhas, que ganhei dos meus pais em algum aniversário. Adorava!!



Quem foi criança nos 80, tentava ficar mais rico no Banco Imobiliário, brincava com a boneca Bem me quer (agora que eu vejo como ela era feinha), adorava receber beijinhos da Beijoca, ou lembra daquela propaganda "Sentada na calçada de caneca e canudinho// tchublec tchublim//eu vi uma bonequinha// tchublec, tchublim// fazendo uma bolinha// tchublec tchublim// Bolinha de sabão.... Agora me lembrei dos habituais esporros da minha mãe quando mandava eu brincar com a pobre coitada no pátio para não sujar a casa. Se não curtia nada disso, preferia o velho e bom bilboquê, ou seja, o velho pião?



Boneca Arrozinho, Cara a Cara, Cara Maluca, Cubo mágico, lousa mágica, coca dançante, Chuquinha (tinha várias, mais de 10!), Snoopy, vire a mesa, Super heróis da Gulliver eram uma grande diversão. Alguém se lembra do View master? Devem se lembrar dos seus genéricos, não? Você colocava o olho e via uns desenhinhos que se movimentados rapidamente parecia um filminho, era mania nos anos 80. E o Michael Knight e aquele carro? Super máquina!! Eu queria aquele carro, nem que fosse de brinquedo, todavia tive que me contentar com o de meu primo. Ai Ai... Minha mãe a reclamar: "Karinne, isso é coisa de macho!". War é um brinquedo pra muitas gerações adiante...



E o susto que dava quando o pirata surgia após uma facadazinha? Pula pirata! Roleta e sua sorte. Alguém já se machucou com o pogobol? Só eu? Também adorava aquele brinquedo que era uma bolinha que grudava num objeto cilíndrico (putz, que fálico!) e a gente ficava jogando um pro outro e perdia quem derrubasse, lembram? Luxo, super trunfo, a diversão dos garotos. Pequeno pônei: fofos, lindos e cheirosos. Tinha quase toda coleção e eu não cortava seus cabelos como fazia com as pobres bonecas. Será que sou igual aquele garotinho mal do Toy Story? Puxa batatinha, um barato. E eu tinha que me contentar novamente como os brinquedos do meu primo como o trombada, coleção de carrinhos e meu venerado Playmobil.



Quantas desculpas esfarrapadas eu dei pra minha mãe pra poder ir pra casa do meu primo, mesmo ele não estando lá, só pra brincar com o Playmobil. Montava cidades, elabora histórias, criava casais, mocinhos e bandidos, meus primeiros filminhos.



A empresa que produzia esses bonequinhos tão queridos por uma geração faliu e eles saíram por um tempo do mercado, mas já faz alguns anos que voltaram através de outra empresa e continuam a agradar o público.



Os pôneis em close, que charme! Morcegos equilibristas, Menina flor, Pense bem, pega vareta (não era muito boa, sempre perdia! Maldita coodernação motora nota zero!). Quantos tombos com os patins? Quantos vidros estraçalhados pelo Meu primeiro Gradiente? E a afeição pelo Murphy? Grande conquistador! E a coleção da Moranguinho? Moranguinho, Limãozinho, Cafezinho, casinha da Moranguinho, álbuns, acessórios, tinha pra todos os gostos. Era uma mania dos anos 80! Alguém se lembra do jogo Pássaro na mão? E do robô Ding-bo? E do fuscabat? E das lendas de terror do Fofão, nosso Chucky tupiniquim?



Ferrorama? Nunca tive... Christian´s house rules!! Ah Christian é o meu famoso primo querido :P . Combate, mola mania (ficava horas com aquele troço de um lado pra outro), Esquadrão Classe A, clarineta, caça palavras (adorava!), Emília (tenho uma versão nova lá no meu quarto em Aju city). Vocês se lembram dos livrinhos infantis que vinham com disquinhos narrando as histórias? Muito legal, tinha vários!!



Eu sou da época que a Barbie era apaixonada pelo Ken e nunca pediria separação dele. E seu nome nem era Ken, era Bobby. Entre ele e o Falcon, sou mais o Ken, mas sei que a maioria dos meninos não vão concordar comigo. Susi, a versão made in Brazil da Barbie. O forte apache da Gulliver era motivo de ir pra casa de Christian novamente. Era uma prima muito prestativa, percebem? Hello Kitty, paixão de todas as garotas até hoje. Acho que tem até calcinha da Hello Kitty :P, não? Fluuup, uma delícia! Kit médico, uma prévia dos dias atuais.
Uma coisa eu tenho certeza: o brinquedo que minha mãe mais odiava era a Geleca. Por quê será?



Qual garota nunca sonhou com a casa, a piscina, o salão, o carro ou qualquer coisa da Barbie? Maior prova de consumismo infantil feminino não existe. Barbie hoje em dia é uma senhora que ainda vende e muito!
Toda menina sempre gosta de brincar de ser cabeleleira (pobres bonecas!) e de cozinhar. Lembram do Frissi? Até parecia de verdade!
BMX Monark, altas quedas! Pega-peixe, muitas vitórias! Quem não se lembra das Fofoletes e dos bonecos de moldar da Disney? E o Topogigio? Quantas crianças foram apelidadas por causa dele até hoje, não é? Pelos poderes de Grayskull, eu sou HE-MAN!! Esse vocês se lembram...

E qual criança não sonhava com uma bicicleta? E as propagandas nos aliciavam mais e mais. Pobres pais! Caloi dobrável ou não, Monark, tudo era válido!



E os brindes que alguns produtos traziam? Obviamente entrava no rol de nossos brinquedos. As cocas em miniatura (será que tinha veneno mesmo?), ioiôs, figurinhas de animais do chocolate Surpresa, tampinhas de garrafas com os personagens da Disney, super-heróis de plástico da pepsi... Que saudade!!



Pra terminar, o tempo passa... Todavia queria deixar um recadinho: Pais, parentes, namorado fantasma, amigos, todos não esqueçam...



Opa, opa, esclerose... Bicicleta não tem idade e até quero uma, já que todas as minhas anteriores foram roubadas, mas atualmente...




HASTA!