janeiro 20, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 7)

HOLA!


Ler sempre foi um dos meus hobbies favoritos. Mas eu tenho que agradecer esse gosto pela leitura aos livros da Coleção Vaga-Lumes, eles que me levaram a buscar cada vez mais e mais bons livros.



Vivi Pimenta era minha heroína na infância, sempre metida em aventuras, uma diversão despretensiosa. Do mesmo autor da série Vivi Pimenta, surge esse livro que li aos 10 anos - Um girassol na janela- o primeiro livro com uma temática mais adulta que li.

Segundo sua sinopse "Vivinha é a luz da vida, e o seu girassol Helianto reflete sua satisfação de viver, sua fé no amor. Vivinha desmonta a sisudez de uma mansão e descobre como abrir as janelas para deixar entrar o vento da alegria e do amor. (Divulgação Moderna)". O que me lembro, já que li esse livro nos longínquos 1987, é que essa menina é levada pra casa do pai que é um homem infeliz e frio e mostra a relação deles e como ela consegue conquistar esse pai. Sei que o final surpreende por uma revelação que não vou contar. Um belo livro!

Qual criança nunca leu a história do príncipe e sua rosa e seus companheiros no deserto? É até clichê falar desse clássico infantil de Saint-Exupéry, mas ele emociona sem ser piegas. Em uma época que as crianças só pensam em jogar na net e os livros ficam empoeirados nos armários, O Pequeno Príncipe é uma leitura obrigatória.

Nunca fui fã de Poliana nem desses livros chinfrins que vendem nas bancas de revistas, mas que era moda toda garota ler, isso era! Mas se procuram um livro romântico sem ser piegas, leiam A marca de uma lágrima. Lembro de cada detalhe... Isabel olhando para seu maior inimigo, o espelho... Sua paixão pelo primo Cristiano que ama sua amiga Rosana... Poemas e inversão de papéis... Beijo misterioso e a correntinha... Crime no colégio... Perseguição e descobertas... Baseado em Cyrano de Bergerac, um livro atemporal e sensível pra quem está começando o hábito da leitura.

Outro livro marcante na minha infância foi as Aventuras de Marco Pólo. Daí parti para os livros da coleção Vaga-Lumes, dos quais eu destaco os que foram escritos pelo autor Marcos Rey: Mistério dos 5 estrelas, o sensível Sozinha no mundo, dentre outros. Outra leituras obrigatórias da coleção são: O Feijão e o sonho, Escaravelho do diabo e Éramos seis que até virou novela.



E quantas vezes eu chorei quando eu li Meu pé de laranja lima? Um livro inesquecível. Quando eu estava na 6ª série, com meus 12 ou 13 anos, conheci Shakespeare e seus livros maravilhosos. Tornei-me tão fã de carteirinha que até o final do mesmo ano já tinha lido a maioria de suas obras mais famosas. Também tenho que destacar A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo que foi o primeiro livro de Romantismo ou de qualquer outra escola literária da língua portuguesa que li. Depois veio Senhora, O alienista (o meu "top 1" Machado de Assis), Memórias de um sargento de milícias etc.

Quem disse que revistinha de quadrinhos é coisa de criança? Hoje em dia deixei de lado as Luluzinhas, Turma da Mônica (amava!), personagens da Disney e me deparei com hqs tão boas ou melhores que muitos livros cultuados. O que falar de O cavaleiro das trevas e A queda de Murdock do genial Frank Miller? Seria redundante dizer como são tão reais, tão densos, tão tão... tão maravilhosos! E agradeço ao Messias e ao Guilherme que me trouxeram de volta a esse universo tão fantástico: X-men, Homem-Aranha (meu favorito!), Batman, Demolidor, Hulk e outros heróis que só via nos desenhos animados.

Em 1982, o grande Alan Moore criou V de vingança, uma hq onde os heróis eram de carne e osso ou mesmo anti-heróis, sem grandes poderes. Na Inglaterra controlada por um regime tirânico, um anarquista que se auto-denomina de V se rebela contra esse ambiente opressivo e se torna a única esperança do povo. O mesmo Alan Moore em 1986 criou o excepcional Watchmen que nos pergunta como seria o mundo se houvesse super-heróis e se eles não tivessem super poderes e sim usassem a inteligência e a austúcia para se livrarem dos bandidos? Eis que surge o Dr. Manhattan, o único que possui grandes poderes. Moore, através desses quadrinhos, analisa e desmonta todas as convenções do gênero. Genial!

É nos 80 que surge uma anti-heroína que fez e faz muito marmanjo babar: Elektra. E aqui no Brasil a Turma da Mônica consolida sua popularidade.










Alguém se lembra das revistas que vendiam bastante nos anos 80? VEJA, sempre VEJA, gostem ou não, é a revista mais popular do país. Eu cresci lendo essa revista e a acho muito melhor que sua concorrente ISTO É. Na verdade, uma grande concorrente da VEJA na década antepassada era a extinta Manchete. E as revistas MAD? Eram ótimas, cada matéria melhor que a outra. As capas eram hilárias!







A Capricho era mais forte do que nunca entre o público adolescente (meninas, ok?) e tinha concorrentes de peso como Querida e Carícia. E eu era viciada na revista BIZZ e começava o vício em uma certa revista SET.



Revista Nova, revista Cláudia, quase nada mudou entre o público feminino. Dentre as revistas de fofoca tinha além da Contigo, a extinta Amiga. E eu adorava as revistas CASA CLÁUDIA, picotava várias fotos e montava minha casa, para desespero da minha mãe :P. Já meu pai era vidrado na Quatro Rodas, que eu nunca achei graça :P. Homens!!! Só pensam em mulher ou em carro... Tão previsíveis!!!


Música do dia:

Essa música de 1987 da banda Desireless é uma das poucas músicas de língua não-inglesa que fez sucesso e MUITO nos 80.


Au-dessus des vieux volcans
Gliss' tes ailes sous le tapis du vent
Voyage Voyage
Éternellement
De nuages en marécages
De vent d'Espagne en pluie d'équateur
Voyage voyage
Vol dans les hauteurs
Au-d'ssus des capitales
Des idées fatales
Regarde l'océan

Voyage voyage
Plus loin que nuit et le jour {voyage voyage}
Voyage {voyage}
Dans l'espace inouï de l'amour
Voyage voyage
Sur l'eau sacrée d'un fleuve indien {voyage voyage}
Voyage {voyage}
Et jamais ne reviens

Sur le Gange ou l'Amazone
Chez les blacks chez les sikhs chez les jaunes
Voyage voyage
Dans tout le royaume
Sur les dunes du Sahara
Des îles Fidji au Fuji-Yama
Voyage voyage
Ne t'arrêtes pas
Au-d'ssus des barbelés
Des coeurs bombardés
Regarde l'océan

Voyage voyage
Plus loin que nuit et le jour {voyage voyage}
Voyage {voyage}
Dans l'espace inouï de l'amour
Voyage voyage
Sur l'eau sacrée d'un fleuve indien {voyage voyage}
Voyage {voyage}
Et jamais ne reviens

Au-d'ssus des capitales
Des idées fatales
Regarde l'océan
Voyage voyage
Plus loin que nuit et le jour {voyage voyage}
Voyage {voyage}
Dans l'espace inouï de l'amour
Voyage voyage
Sur l'eau sacrée d'un fleuve indien {voyage voyage}
Voyage {voyage}
Et jamais ne reviens






HASTA!