janeiro 22, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 8)

HOLA!



IABADABADABADU!!!!



Criança em casa é sinônimo de quê? D-E-S-E-N-H-O! E não é querendo puxar sardinha para o meu lado, mas não há desenhos melhores que os dos anos 80. Digimon, Pokemon, Garotas Superpoderosas, CDZ estão anos-luz de desenhos como Caverna do Dragão, Silverhawks, Thundercats etc. Até o hilário e psicodélico Bob Esponja tem maior cara de anos 80.




Corrida Maluca: Penélope Charmosa, Dick Vigarista e Mutley, Irmãos Cara-de-Pedra (ou irmãos Rocha), Professor Aéreo, Cupe Mal-Assombrado, Joca (ou Rufus) Lenhador e Dentinho, Olavo Obom (ou Peter Perfeito), a Quadrilha de Morte, O Barão Vermelho, um tanque de guerra com o Sargento Bombarda e Zelão, uma dupla caipira (Belarmino e Ursolino - um urso)... Quem ganhará?



Zillion: Três jovens que faziam parte da equipe White Knights, armados com as misteriosas pistolas Zillion, lutando contra os Norza.

Carangos e Motocas: Willie, um carro que somente se comunicava por som de buzinas, vivia sendo perseguido por uma turma de motos (Chapa, Avesso, Risada e Confuso). No final, quando o plano deles dava errado, a motinho menor - Confuso - ficava falando: "eu te disse, mas eu te disse...".

Tutubarão: nhac, nhac, aventuras no fundo do mar. A musiquinha de apresentação era tu-tu-tu-tu-tubarão, o peixão, que tem um enorme coração.

Frankstein Jr.: Um robô frankstein controlado por um menino chamado Buz. Os créditos inciais mostravam o Frankstein Jr. dando um nó num furacão...

Os Jetsons: Uma família na era espacial. George (pai), Jane (mãe), Elroy (o filho), Judy (a filha mais velha), Astor (o cachorro) e Rosie, a empregada robô que eu adorava. Lembro-de um episódio que eles tinham um robô mais moderno que ela e a solidão e desprezo que ela sentiu me tocaram tanto... Adoro a Rose!!

Super-Mouse: "Super-mouse, seu amigo, vai salvá-lo do perigo..."

Punky: baseado no seriado de TV, com um personagem a mais e que personagem: Gloomer (vozinha chaata!)

Os quatro fantásticos: heróis de hqs que foram trazidos pra TV. Reed Richards, O Senhor Fantástico, capaz de esticar seu corpo como borracha, os irmãos Johnny Storn, O Tocha Humana e Sue Storn Richards, A Mulher Invisível e Ben Grimm, o Coisa, sempre irritado com seu corpo de pedra.

Angel clone da Honey Honey. Ela dedicava sua vida na busca da flor das 7 cores. Também só lembro disso :P

A arca do Zé Colméia: vários personagens juntos da Hanna Barbera (Dom Pixote, Pepe Legal, Plic e Ploc, Peter Potamus, Leão da Montanha, Zé Colméia e seu braço direito Catatau, Bob Pai, Bob Filho etc) viajam juntos em uma arca voadora erguida por um balão e movida por um poderoso e cômico motor: Maguila, o Gorila, que corria sobre uma esteira atrás de bananas. O legal do desenho era seu conteúdo educativo, com mensagens ecológicas.Eles estavam viajando porque o parque Yellowstone estava sendo ameaçado pelo aumento descontrolado e irresponsável da civilização e da poluição ambiental e em virtude disso procuravam um novo lar. E os vilões que eles enfrentavam personificava alguns dos defeitos e vícios humanos mais comuns. Lembram da Iara-faz-sujeira ou do Gênio Insaciável ou do Sr. Sujo ou do Sheik do Egoísmo? Um desenho polticamente correto que vale a pena!

Os Flintstones: Esse é clássico. O dia-a-dia de duas famílias na era da pedra. Fredy, Wilma, Barnie, Betty, Pedrita, Bambam e o fiel Dino.




Galaxy Rangers: heróis e suas batalhas nas galáxias.

Maguila, o Gorila:vivia na loja de animais do Sr. Peebles que era doido pra se livrar dele, mas nunca conseguia. Já uma menininha era doida pra adotá-lo, mas seus pais não deixavam.

Smurfs:Esse é clássico também... LALALALALALALALALALA!!!... Papai Smurf, Papai Smurf, Smurfete, Joca, Fominha, Eugênio e Gargamel.

Jem: desenho já com uma temática mais juvenil. Milionária descobre uns brincos que a transforma em uma grande cantora e juntamente com suas amigas forma um grupo musical chamado Jem e as hologramas. Enquanto isso ela tem que guardar o segredo do seu namorado que começa a se apaixonar pela sua personagem e tenta escapar das armadilhas das invejosas Desajustadas que tentam arruinar sua carreira.

Turma da pesada: jovens bonitos, ricos, simpáticos e seu cotidiano na glamourosa Beverly Hills. Tinha o casal do bem Troy e Larke , a chata e mimada Diana e seu pobre chofé Wilshire, a menininha Jillian que queria crescer logo pra acompanhar a galera, o nerd Chester dentre outros.

Bob Pai (ou Bibo) e Bob Filho: pai e filho são cachorros, sendo que o pai era meio bobo e ídolo do filho. Achava meio chatinho!



Ewoks: Os bichinhos de Star Wars e de Caravana da Coragem aprenderam a falar inglês e são estrelas de seu próprio desenho. Aquela historiazinha bem à George Lucas: Sabio-Dá-Conselho-Aos-Jovens-Que-Desobedecem-E-São-Salvos-Pelo-Sábio-Que-Dá-Outro-Conselho e assim sucessivamente... (Vou levar porrada do Daniel :P)

Caverna do Dragão: meu top one, meu número um. Jovens entram em um mundo mágico por um portal em um brinquedo no parque de diversões. Seres mágicos, novos amigos e inimigos. Tiamat, Vingador, Demônio das Sombras, Uni, Mestre dos Magos, Hank (o arqueiro), Sheila(a ladra), Bobby (o bárbaro), Presto (o mago), Eric (o cavaleiro), Diana (a acrobata). Vingador, filho do Mestre dos Magos? E o boato que eles estavam no inferno? Não cola, né? Mas e aí? Será que voltaram ou não pra casa?

Os caça-fantasmas: o divertido filme se transforma em um desenho tão bacana quanto o original.

Meu querido pônei: aventura desses bichinhos tão gutchi gutchi!!

Space Ghost: uma espécie de Fantasma do espaço, com um casal de adolescentes ajudantes e mais um macaquinho.

Moranguinho: as bonequinhas mais cheirosas e fofas do universo infantil viram desenho.

Formiga atômica: "La vai a triônica... Formiga Atômica"

Cavalo de fogo: ""No meu sonho eu já vivi//um lindo conto infantil//tudo era magia//era um mundo fora do meu//e ao chegar desse sono, acordei.// Foi quando correndo eu vi//um cavalo de fogo ali//que tocou meu coração// quando me disse então//que um dia a rainha eu seria//se com a maldade pudesse acabar//no mundo dos sonhos pudesse chegar...". Sarah, Dorin, Diabolyn, Brutus, Sarana, Alvinar, Ellen, os espectros, Dweedle, pai de Sara...

Ursinhos Carinhosos: Papéis de carta, desenhos, brinquedos, eles estavam em todas.

Ursinhos Gummy: Uma família de ursinhos que bebiam o suco de frutas Gummy e saiam pulando em cima de todo mundo. Ótimo resumo :P

He-man: "Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força!!". Adam, Rei Randor, Rainha Marlena, Teela, Mentor, Feiticeira, Gorpo, Esqueleto, Maligna, Homem-Fera, Aquático ("BLLLLGGGGGG!!!"), Stratus, Mandíbula, Pacato, Gato Guerreiro...

Transformers: robôs do planeta Cybertron refugiados na Terra. Os bonzinhos, liderados por Lider Optimus, chamavam-se Autobots. Os malvados, liderados por Megatron, chamavam Decepticons. Mas em Transformers The Movie, os bonzinhos são destruídos e uma nova geração de Transformers surge.

Betty Boop: mesmo titia, ainda bate um bolão. A Marilyn Monroe das animações.

Defensores da Terra: No ano de 2015 a raça humana está prestes a cair sob o controle de MING, o Impiedoso. Um time de poderosos heróis unem suas forças pra lutar contra ele. Sendo todos criações de 1930, ele se compõem por Flash Gordon, o aventureiro do espaço; Fantasma, "o espírito que anda", diretamente das selvas da África; Mandrake ,o mágico e Lothar, seu forte assistente. Para reforçar a luta contra o mal, a chamada "segunda geração": Rick Gordon (filho de Flash), um gênio cientista; Jedda (filha de Fantasma) com poderes telecinéticos; Kshin (um garoto asiático adotado por Mandrake), expert em artes marciais e Lothar Jr. (ou L.J.).




Superamigos: Mulher Maravilha, Superman, Aquaman, Batman, Robin, Flash,Lanterna Verde, Tempestade, Chefe Apache, Cyborg, Falcão, Zan e Zandra e Glik: "Super-Gêmeos, ativar ! Forma de um pterodáctilo ! Forma de uma plataforma de gelo"."

Herculóides: uma família que vivia em outro planeta, junto com um gorila de pedra, um rinoceronte que atirava pedras de energia, um dragão e dois fantasmas que conseguiam assumir qualquer forma (Zandor, Thara, Dorno - o filho, Igor - o gorila de pedra, Gloop e Gleek - a dupla metamorfóide, Zork - o dragão - e Thundro - o rinoceronte que atirava pedras de energia).

Silverhawks: são uma espécie de homens pássaros cibernéticos, metade humanos e metade máquinas. O grupo mora numa base estrelar localizada no espaço sideral onde monitoram todo o cosmos em busca de criminosos e do seu maior inimigo "O Monstro Estrelar". O líder QuickSilver e seu companheiro, Falcão Biônico, o invencível satélite espião-interceptador; os gêmeos super durões, SteelHeart e SteelWill; BlueGrass, o incrível piloto tocador de guitarra, nos controles da nave Miragem; e do planeta das Minas, o CopperKid; seu comandante, Stargazer, dirige a equipe de seu quartel-general em órbita, o Ninho dos Falcões. Lembram os questionários no final de cada desenho?

Thundercats: "Thunder, thunder, thundercats, ohhhhh"... Lion, Chitara, Tiger, Lion, Pantro, Snarf, Willie Kity e Willie Kat. Juntos enfrentavam os mutantes liderados por Moon-Ra: "Espíritos do Mal, transformem esta forma decandente em Moon-Ra'!"

Peter Potamus e Tico Mico: viajavam no tempo em um balão, bastando o Peter Potamus dar um super-hiper-ultra-sopro, chamado de hipofuracão.

Tartagura Touché e Dumdum: a tartaruga Touché era espadachim e Dumdum era seu ajudante.

Snorkels: seres aquáticos comandados por All Star. Eram os smurfs do fundo do mar.

She-ra: "Pela honra de Grayskull, eu sou She-ra". Irmã do He-man que mora em outro planeta. Também tem seus próprios amigos e inimigos e às vezes o He-man ia ajudá-la. Adora, Geninho, Hordack, Espírito, Ventania, Corujito, Arqueiro.... Será que o Wally imitou o Geninho?



O Homem Aranha tinha uma aventura solo e também formava um trio com o Homem de Gelo e a Estrela de Fogo.




Jayce e a Liga Relâmpago: um grupo de pessoas que tinham como objetivo encontrar o pai de Jayce. Jayce era um jovem que tinha um anel com poderes mágicos e que enfrentava um monstro verde com uma cabeça que mais parecia um repolho gigante e que, com suas sementes, criava criaturas, uma espécie de plantas carnívoras com rodas.


Ligeirinho: o ratinho mexicano mais rápido do mundo. "Andale, Andale... Arriba!!!"


Lippy, the Lion & Hardy: um leão com chapéu velho e um hiena que nunca ria. A hiena sempre repetia: "Oh vida, oh céus, oh azar".


Os apuros de Penélope Charmosa: carreira solo da Penélope Charmosa. Ela era perseguida por Tiao Gavião (que era seu tutor) e seus ajudantes, os irmãos Bacalhau. Por outro lado, era ajudada pela Quadrilha da Morte, sete mafiosos chefiados por Clyde e que andavam num calhambeque chamado Chugabom.


Jonny Quest: um cientista (Benton Quest), seu filho Johnny, Roger "Race" Banon, o indiano Hadji e Bandit enfrentavam os piores monstros. Vale destacar que o desenho fazia uma sutil referência à Guerra Fria e à ameaça comunista.


Muppet babies: os muppets quando eram pequenos. Urso Fozzy, que sempre contava piadas sem graça; Gonzo, um bicho narigudo azul; Caco, um sapo; Pig, uma porquinha charmosa; Animal, o menor que vivia comendo as coisas.


Esquadrilha Abutre: grupo de aviadores que tentavam caçar um pombo-mensageiro com aviões especiais. Tinha o Dick Vigarista, o Mutley (foto acima) - um cachorro com a risada mais inimitável dos desenhos, Clonk - um gênio que nunca conseguia se expressar e Silly - um medroso que sempre gaguejava. Aliás, falando do Mutley ("medalha, medalha, medalha"), tinha sempre um quadro em que o Mutley estava sonhando e o Dick Vigarista tentava acordá-lo e terminava com o Mutley rindo. Era o máximo!


Lula Lelé: mostrava as confusões de uma lula que trabalha em um parque aquático, mas que sonhava em fugir pra se tornar uma estrela de Hollywood.


Shazzam: gênio ajuda adolescentes a tentar achar o caminho de volta ao lar. Eles tinham que invocá-lo sempre juntando dois anéis. Voavam no Kabup, um camelo voador!




Sansão e Golias: Jovem que viaja em uma moto com seu inseparável cachorro e que, quando entra em apuros, junta seus braceletes mágicos e grita: "Pela força de Sansão", transformando-se no lendário Sansão e seu cachorro, no leão Golias que solta raios pelos olhos.


Nossa turma: "The get along gang, get along gang// each one so special in his own way// Montgomery is the leader and he`s such a good sport!// The get along gang, get along gang... //Get up with the get along gang// come on, their adventures don`t end// get up with the get along gang //Ahh-ahh-ahh-ahh-ahh-ahh-ahh"

Aquaman: super-herói que vive no oceano com poderes telepáticos. Tinha um ajudante mais jovem e andavam sempre montados em cavalos-marinhos.

Batman & Robin: aventuras do homem morcego e do garoto prodígio.

Bicudo, o lobisomem: um cara medroso que se transforma num lobisomem quando vê o desenho da lua.

Dinamite, o bionicão: aventuras de um cão robô atrapalhado e do seu parceiro Trovão Azul. Juntos ajudam o prefeito de Cidadópolis na luta contra o crime. Têm até um Falcomóvel.

Os brasinhas no espaço: um grupo de crianças (os brasinhas) que são perseguidos pelo malvado Capitão Gancho que quer tomar o mapa de tesouro que está nas mãos dos brasinhas.

Coelho Ricochete: "Bing bing biiing... coelho Richocete". O xerife mais rápido do velho oeste, juntamente com seu fiel escudeiro Blau-Blau, enfrenta os bandidos sempre revelando surpresas dentro das balas que saem da sua pistola.

Capitão Caverna: "Capitãããããããoooooo Caveeeeeeeeeeeeeernaaaaaa". Da sua clava saía várias bugigangas.


Fantasminha legal: fantasma americano do século 18 (Jonas), que vivia com roupas antigas de guerra, que morria de medo das coisas e andava junto com um bando de detetives adolescentes. Tinha tambem um gato fantasma (Boo) que sempre atazanava a vida do cachorro do grupo (Elmo).



Frajola e Piu Piu: "Acho que vi um gatinho..."

Picapau: "Tereterererererere..."

Wally Gator: jacaré que vivia tentando fugir do zoológico. O Sr. Twiddle quase nunca deixava!

Pepe Legal e Babalu: Pepe Legal é um cavalo que enfrenta inimigos em uma cidade do velho oeste. Conta com a ajuda do burrico Babalu que tinha um sotaque meio mexicano: "Ei, Pepe Legalll". Lembram da sua identidade secreta El Cabong? O heroí justiceiro que usava seu violão pra dar um "kabong" nos bandidos.

Papa-léguas: "bip, bip..." O Coiote, coitado, só vivia caindo dos precipícios.

A guerra das galáxias: eu amava esse desenho! "No ano de 1999 uma enorme nave alienígena cai na Terra. Prenúncio de uma provável invasão. Com esse receio, os cientistas do planeta começam a investigar a nave e se apropriar de sua tecnologia, o que resultará nos caças Valkyrie, capazes de se transformar em robôs, e no cargueiro espacial SDF-1 Macross, que possui a mesma capacidade. Dez anos depois, a Terra está sob o ataque da raça alienígena Zentraedi que veio ao nosso planeta em busca da nave perdida. Muito maiores que os habitantes da terra, os Zentraedis parecem não desenvolver o uso das emoções, nem relações afetivas, especialmente as amorosas, o que os deixa chocados diante dos humanos.


Por um acidente durante um ataque, o SDF-1 Macross e uma cidade próxima são transportados para os confins do sistema solar. Agora, eles tentam se adaptar aos conflitos entre as populações civil e militar da nave, ao mesmo tempo em que tentam voltar para casa e derrotar os alienígenas em seu caminho.


Contudo, o foco principal da história não é exatamente as batalhas espaciais, mas sim as relações estabelecidas entre as personagens, em especial no triângulo amoroso vivido pelo piloto Rick Hunter/Hikaru Hishizo, a cantora Lynn Minmei e a primeira oficial da nave, Lisa Hayes/Misa Hayase. Tanto Rick quanto Lisa se tornam soldados por influências de membros de suas famílias. Ela inspirada por seu pai, um famoso comandante, e ele por seu irmão mais velho Roy Fokker, um dos melhores pilotos da frota, que infelizmente morre quase que no começo da série.

Outras personagens importantes são o Capitão Henry Gloval, que comanda a SDF-1 Macross, o piloto Maximillian Genius e sua esposa Millia. Millia era na realidade uma Zentraedi, que foi reduzida ao tamanho humano para espionar a nave, acaba se apaixonando por Max e se casando com ele.


No fim de tudo, apesar de todas as guerras e batalhas, o que faz com que a guerra acabe é o poder do amor, mais claramente uma canção de Minmei que, ouvida pelos Zentraedi, desperta neles sentimentos e emoções que os alienígenas acreditavam não mais existir. "

A pantera cor-de-rosa: "pa-ra-pa-ra-pa-ra-pa-ra-pa-ra-pa-ra-pa-ra-pa-ra-ra-ra-ra..."

Turma do Manda Chuva: Eles azucrinavam a vida do guarda Belo... Manda Chuva e sua turma: Espeto, Chuchu, Gênio, Batatinha, Bacana, Esperto etc.

Goober e os caçadores de fantasmas: lembra o formato de Scooby-Doo, no qual jovens que trabalham em uma revista têm um cão que quando fica assustado torna-se invisível.


Scooby Doo: Fred, Daphne, Welma, Salsicha e Scooby-dooby-dooooooo! Eu detestava o Scooby-Loo.


Olho Vivo e Faro Fino: gato e rato detetives muito hilários.

Vale destacar também: Os Impossíveis, Família Buscapé, Tom & Jerry, Pernalonga, Chilly Willy (aquele pinguim fofinho), Batfino, Snoopy, Mr. Magoo, Capitão América, Thor, Homem de ferro, Namor, Josie e as gatinhas, Jambo e Ruivão, Urso do cabelo duro, João Grandão, Bacamarte e Chumbinho, As aventuras de Gulliver, Dartagnan e os Três Mosqueteiros, Garfield, Gasparzinho, Meu querido pônei, Popeye, O Polegar, Patolino, Riquinho, Tartarugas Ninjas, Hulk, Tico & Teco, Ducktales, Turma da Mônica, Ursinho Puff, etc



\O/\O/\O/ UFA \O/\O/\O/!!!!


HASTA!!