março 15, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 33)


HOLA!




THE 80'S MOVIES




Pipoca, refrigerante e... sessão da tarde!!




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Apertem os cintos... O piloto sumiu (1980): "Um ex-piloto traumatizado é obrigado a assumir o controle de um avião quando a tripulação fica inutilizada devido à comida contaminada".

Comentando: filme hilário que faz uma paródia aos arrasta-quarteirões, principalmente aos filmes sobre desastre de avião. Besteirol dos bons!

Corra que a polícia vem aí (1988):
Leslie Nielsen é o tira Frank Debrin, um cara bastante atrapalhado que sempre se mete em alguma confusão. Altamente non sense e hilariante, uma ótima paródia aos filmes de espionagem. Quem dirige é David Zucker, também responsável por Top Gang.

Os irmãos cara de pau (1980): "Após deixar a cadeia Jake (John Belushi) reencontra seu irmão Elwood (Dan Aykroyd) e juntos vão para o orfanato onde foram criados. Lá eles descobrem que o local será fechado se uma dívida de US$ 5 mil com a prefeitura não for paga. Como a freira (Kathleen Freeman) que dirige o orfanato não aceita de forma alguma dinheiro ganho desonestamente, Jake e Elwood decidem por retomar a The Blues Brothers Band, na intenção de realizar um grande show e arrecadar a quantia necessária para pagar a dívida".

Comentando: Ótimas atuações de Dan Aykroyd e do falecido John Belushi. Esse filme dirigido por John Landis é divertidíssimo, bem non sense, com ótimos diálogos cheios de sátiras aos filmes policiais e ainda tem uma trilha muito bacana com Ray Charles, Aretha Franklin, James Brown e tudo de bom que tem no blues etc.

Os fantasmas se divertem (1988): "Trouble by the living? Is death the problem and not the solution? Unhappy with eternity? Having difficulty adjusting? Call Bettlejuice, Bettlejuice, Bettlejuice". Dirigido por Tim Burton e com a habitual parceria com Danny Elfman na trilha sonora, essa ótima comédia bem à Tim Burton nos conta a história de um casal de fantasmas (Alec Baldwin e Geena Davis) que quer afastar uma nova família que compra sua casa e para isso contam com a ajuda inesperada da filha gótica do casal (Winona Ryder) que pode vê-los. Ainda pedem ajuda a um fantasma mais experiente para expulsar os novos moradores, mas Bettlejuice (Michael Keaton), mais atrapalha que ajuda. Michael Keaton, por sinal, é o nome do filme. Arrasa como um fantasma birrento, nem um pouquinho preocupado com a aparência. Lembram aquela cena final que ele tenta enganar o outro cara da fila e aquele pozinho que encolhe sua cabeça? Muito divertido!!

Loucademia de polícia (1984): Quem nunca assistiu as peripécias do cadete Mahoney (Steve Guttenberg), Jones (Michael Winslow) contra o capitão Harris (G.W. Bailey)? Lembram o capitão severo que nunca acreditou no potencial das jovens promessas, fazendo de tudo para tirá-los da academia? Apesar de se meterem sempre em encrencas, conseguiam escapar delas e ainda prendiam os bandidos. Exemplo clássico de humor pastelão, que apesar de eficaz no primeiro longa (o que gerou a extensa e rentável série), o excesso de repetições nos outros filmes deixou um rastro de desgaste evidente, decaindo a qualidade que já era discutível desde o primeiro.

De volta as aulas (1986): um milionário (Rodney Dangerfiel, que faleceu ano passado) entra novamente na faculdade para estimular seu filho que quer desistir. Tem seus momentos inspirados, mas na média é razoável.



Viagem insólita (1987): um piloto (Dennis Quaid) resolve trabalhar numa experiência médica onde é reduzido de tamanho dentro de um submarino e injetado em animais para prováveis inovações cirúrgicas no futuro. E após o cientista ser assassinado por um grupo que queria a fórmula da experiência, acaba sendo injetado em um cara totalmente hipocondríaco(Martin Short). Dirigido por Joe Dante (Gremlins) e que, além de Quaid e Short, tinha Meg Ryan no elenco. Bem humorado, ágil, elenco nota 10 e ótimos diálogos. As cenas dentro do corpo humano são muito legais, tanto é verdade que o filme abocanhou o Oscar de melhores efeitos especiais.

Uma noite de aventuras (1987): uma garota (Elisabeth Shue) aceita trabalhar como babysitter de três crianças. Enquanto cuida dos pirralhos, uma amiga liga pra ela e diz que está perdida na rodoviária. Acaba saindo atrás dela com as crianças e vai ter uma noite incomum. Primeiro filme de Chris Columbus, cheio de aventura, personagens carismáticos e muita diversão.

Um príncipe em Nova York (1988): "Akeem (Eddie Murphy), príncipe herdeiro de Zamunda, África, se rebela contra o casamento arranjando por seu pai, o rei Jaffe Joffer (James Earl Jones), que concorda que o filho viaje por 40 dias. Assim Akeem vai para Nova York, se passando por um pobre estudante para encontrar uma noiva que não o ame por sua posição. Vai trabalhar em uma lanchonete e sente-se atraído por Lisa (Shari Hadley), a filha do seu patrão, Cleo McDowell (John Amos), que é interesseiro e atrapalha o romance, pois quer um bom partido para a filha, sem imaginar quem é na verdade seu funcionário. Akeem viajou com Semmi (Arsenio Hall), seu melhor amigo, que não gosta de se passar por pobre e faz gastos e toma atitudes que podem revelar a identidade de Akeem".

Comentando: eu nunca fui muito fã desse filme, muitos o acham divertido e tal, mas eu tiro uma piada ou outra que são bacaninhas. Pra mim, um filme que não envelheceu bem.

Digam o que quiserem (1989): esse filme é muito bonitinho. Típico filme que você sai da sala de cinema com um sorriso abestalhado, com vontade de beijar toda pessoa que passa pela sua frente (garotos, obviamente!). Primeiro longa dirigido por Cameron Crowe (Vida de Solteiro, Quase Famosos) que nos mostra o outro lado da moeda. Enquanto a maioria dos filmes do gênero mostram a garota mais popular da escola como antipática, fútil, aqui temos uma versão delas personificada pela Diane Court (Ione Skye), uma garota super inteligente, bonita, mas que não tem amigos por ter uma imagem um tanto inatíngivel. Eis que surge Lloyd Dobler (John Cusack), um garoto sensível, dedicado e apaixonante. Segundo o próprio ator (que foi bem elogiado por sua perfomance), é o personagem que mais se assemelha a ele. Obviamente que tem uma terceira pessoa, que aqui é o pai perfeccionista de Diane. A vida inteira, ela foi a garotinha do papai. A melhor aluna, a melhor companheira nos momentos de lazer, sua melhor amiga. Seu pai sempre foi o condutor da sua vida.

Quando você acha que a história se desenrolará na famosa "punhetagem" que estamos acostumados nos filmes adolescentes, Crowe desenvolve a história de uma forma super real, séria e adulta. Diane tem todas as características de personalidade obsessivo-compulsiva que ainda é estimulada pelo seu pai e que vê em Lloyd um empecilho para o futuro da filha.

Uma cena que lembro muito é quando Cusack segura um micro system e o levanta enquanto toca a canção In Your Eyes do Peter Gabriel. Segundo Roger Ebert: "Say Anything is one of those rare films that has something to teach us about life. It's doesn't have a "lesson" or a "message", but it observes its moral choices so carefully that it helps so carefully that it helps us see our own. That such intelligence could be contained in a movie that is simultaneously so funny and so entertaining is some kind of miracle". Um filme que conseguiu ser romântico, mas sem cair na pieguice, sem ser meloso e ainda é deliciosamente engraçado.

Tuff Turf - O Rebelde (1985): esse filme me remete há algum dia de um mês qualquer de 1988, eu era 5ª série... Poxa, estar nessa série era sinônimo de ser adulto, saem as saias e entram as calças jeans, saem as merendeiras, saem as tias e os tios "fulanos", entram os professores para cada matéria e intervalos entre as aulas e não o famoso recreio das antigas. E esse filme foi um dos primeiros filmes que peguei sozinha na locadora. Vocês devem estar achando esse texto meio non sense, mas posso explicar melhor. Antes de entrar no ginásio, não podia atravessar uma rua sozinha que minha mãe não deixava e quando comecei a 5ª série, passei a ter mais liberdade para sair. Tuff Turf foi um dos primeiros filmes que me fez sair sozinha e uma coisa lembro muito bem: estava vendo o filme e minha mãe entra no quarto e logo na hora que eles estão fazendo sabe... Aquilo!! E minha mãe me pega... Nem era nada demais, mas minha mãe é minha mãe, uma cantora de ópera amadora! Aí dei um fast foward e ela liberou... Mas só foi ela sair, que o rew do vídeo foi acionado:P... Falando do filme, James Spader é um garoto novo numa cidade que vai logo se apaixonar pela namorada do chefe de uma gangue de delinqüentes. Já imaginam no que dá, né? Bem clichêzinho, mas eu gostei na época.



Um peixe chamado Wanda (1988): "Comédia hilariante sobre um roubo envolvendo a alta classe britânica e a classe de ladrões americanos. John Cleese é Archie Leach, um típico advogado britânico que entra numa enroscada quando se envolve com Wanda (Jamie Lee Curtis) uma linda americana chegada em namoricos, interessada em línguas estrangeiras e obcecada por dinheiro. Com o intuito de seduzir Archie para descobrir o esconderijo das jóias roubadas por um de seus clientes, Wanda está pronta para agir. Infelizmente para ambos, o namorado e parceiro da moça (Kevin Kline) também está pronto para agir, mas contra Archie! Quem ficará com as jóias? Quem ficará com Wanda? Fica aqui o suspense, mas uma coisa é certa, "Um Peixe Chamado Wanda" é um filme que com certeza vai fisgar você!" (2001 Vídeo) Putz, esse vai fisgar você foi péssimo, tsc tsc tsc...

Comentando: comédia no maior estilo do humor over do grupo britânico Monty Pyton, inclusive contando no elenco com John Cleese e Michael Palin, ex-integrantes do grupo. Ótimas atuações e um roteiro inteligente escrito pelo próprio Cleese.

Crocodilo Dundee 1 e 2 (1986/1988): meu pai era fã do Dundee e por isso acabei vendo esse filme trocentas vezes. O ator australiano Paul Hogan é um guia de sáfaris na Austrália, beberrão, turrão, que caça crocodilos com as próprias mãos. Certo dia, conhece uma jornalista americana e se apaixonam. Ela resolve levá-lo pra Nova York. Aí começa um monte de situações hilárias de um caipira na cidade grande. No segundo filme, ele volta pra sua terra natal pra escapar de uma gangue da máfia em NY. Até achava engraçado o Dundee, mas quando revi nas sessões da tarde da vida, vi que era muito fraquinho. Ainda tem uma continuação Crocodilo Dundee em Hollywod (2001) que é ruim de doer.

O corcel negro (1979): "O seu turbulento início em um mar revolto por uma tempestade até o final na inesquecível corrida de cavalos, O Corcel Negro é um marco do cinema moderno. Uma das produções mais conceituadas de 1979, esta é uma "experiência maravilhosa para adultos e crianças" (Roger Ebert). Quando um naufrágio deixa Alec (Kelly Reno) - um corajoso garotinho - e "O Negro" - um selvagem garanhão árabe - perdidos em uma ilha desolada, os dois vêem crescer uma amizade especial entre eles. Quando são resgatados, Alex e seu magnífico cavalo continuam suas aventuras quando unem forças com o ex-jockey e treinador de cavalos, Henry Dailey (Mickey Rooney). Percebendo a combinação vencedora do espírito indomável de Negro com a devoção inabalável de Alex por seu amigo, Dailey assume ambos como seus protegidos, e os prepara para disputar cabeça a cabeça com os melhores puros sangues na "corrida do século"". (2001 Vídeo)

Comentando: Putz, eu me lembro de pouquíssima coisa desse filme. Assisti a ele bem pirralha, mas recordo que tinha um ritmo meio lento, apesar de ter gostado bastante. O cavalo era lindo! E se Ebert fala, eu assino embaixo (bem, salvo raras exceções!).


Splash, uma sereia na minha vida (1984): um dos primeiros filmes do Ron Howard (Apollo 13, Uma Mente Brilhante). Uma divertida comédia romântica onde Tom Hanks literalmente se apaixona por uma sereia interpretada por Daryl Hannah que o salva de se afogar. A química entre os atores é muito bacana. Típico filme que pode não te acrescentar em nada, mas te deixa com um sorriso de ponta a ponta.

Howard, o super-herói (1986): esse filme produzido por George Lucas é uma divertida comédia de ficção científica que não foi muito bem recebida pelo público, digo, foi um fiasco. Howard é um pato que está lendo, bem, vendo uma Playboy para patos sentado na sua cadeira em seu planeta e que acaba caindo na Terra (Não lembro como... Sei que era um tipo de experimento. Seria a própria cadeira o tal experimento?). Conhece uma garota chamada Beverly (Lea Thompson), líder de uma banda de rock, que vai tentar proteger o pato de um estranho cientista e de um horripilante monstro extraterrestre que querem pegá-lo e conquistar a Terra. Podem me detonar, mas eu gostei do filme :P...


Os caça-fantasmas (1984): "Um grupo de parapsicólogos desempregados decide se unir para formar os Caça-Fantasmas, que têm como grande missão livrar Nova York de um ataque de fantasmas, monstros e outras criaturas do além".

Comentando: Egon (Harold Hamis), Peter (Bill Murray), Raymond (Dan Aykroyd), Winston (Ernie Hudson)- Who you gonna call? GHOSTBUSTERS! Blockbusters dos bons, com muita ação, personagens divertidos e carismáticos, aquele boneco de neve fantasma gigante e o hilário Geléia. Ainda tinha a Sigourney Weaver que fazia par romântico com o Bill Murray e o Rick Moranis que fazia um atrapalhado pra variar. A trilha sonora também é muito boa e é orquestrada pelo mestre Elmer Bernstein.


Mad Max: A trilogia começou em 1979 com Mad Max, seguindo-se com Mad Max 2 - A Caçada Continua (1981) e Mad Max 3 - Além da cúpula do trovão (1985). Mad Max é um policial que tenta acabar com as gangues de motoqueiros que aterrorizam as estradas. Após uma perseguição, acaba matando um motoqueiro e o resto da gangue se vinga matando sua família. A cena do bebê é foda! O cara vira um justiceiro amargurado e impiedoso. Um bom filme de ação, com cenas de perseguição muito legais. Já no segundo filme, apesar de manter a qualidade nas cenas de ação, dá um foco interessante para o mundo pós-guerra que vive numa escassez de petróleo. No terceiro filme, acaba-se a civilização e todos passam a morar no deserto e voltam ao arcaismo das antigas civilizações. Vê-se obrigado a lutar numa arena pela governante da cidade (a popstar Tina Turner) e após derrotar o inimigo, recusa-se a matá-lo, sendo banido da cidade e largado sozinho no deserto. Pra mim, é o mais fraco dos três filmes. É desse filme a música cláássica: "We don't need another hero..."




Tudo por uma esmeralda (1984): já postei sobre esse filme, mas vale a pena repetir que é uma aventura bem divertida e despretensiosa com um quê de Indiana Jones. Douglas e Turner trabalharam juntos também na continuação desse filme, A Jóia do Nilo (1985) e em A Guerra dos Roses (1989).

The Wall (1982): Como eu não lembro quase nada do filme, só me recordo de que gostei e que achei meio psicodélico. Resolvi postar uma resenha interessante que achei perdida pela net. Infelizmente perdi o link do site :(

"O filme conta a história de um rapaz chamado "Pink" que perdeu o pai na 2ª Guerra Mundial quando tinha pouca idade, tendo por consequência desenvolvido uma relação muito estreita com a sua mãe. Abusado na escola, com poucos amigos, cresceu e tornou-se numa estrela de rock, casou com uma atraente acompanhante do grupo. No entanto a sua vida é completamente vazia e após a sua mulher o ter traído tenta o suicídio. Depois disso, torna-se um líder de um grupo Neo-Nazi, após o que sofre um total esgotamento emocional.

O filme tem muito poucos diálogos, a maior parte sem consequências. A história é contada através da trilha sonora, a qual reflete os pensamentos de "Pink". Segmentos animados por Gerald Scarfe e várias outras sequências surreais intercaladas com a ação.

O filme gira fortemente à volta de material autobiográfico de Roger Waters e Syd Barrett, combinando a infância de Waters (que perdeu o pai na 2ª Guerra Mundial) com a retirada de Barrett e seu esgotamento mental.

Roger Waters disse na Rádio Australiana em 1988 que estava um pouco desapontado porque não conseguia sentir nenhuma simpatia com o principal personagem representado por Bob Geldof. Que a sua investida contra os sentidos era de tal forma imperdoável que não lhe tinha dado hipótese de se envolver".

Trocando as bolas (1983): dois milionários resolvem ser Deus e manipulam a vida de duas pessoas. Apostam que podem transformar um milionário em um mendigo e este em um milionário. Comédia divertida estrelada por Dan Aykroyd e Eddie Murphy, mas que eu enchi o saco de tanto ver.

Top Secret! (1984): Val Kilmer aqui é um cantor americano que vai tocar na Alemanha. Lá é seqüestrado por um grupo de nazistas e acaba se envolvendo na luta dos resistentes franceses. Uma sátira altamente non-sense aos filmes de guerra e também aos musicais de Elvis Presley. Hilário é pouco!

O garoto do futuro (1985): um adolescente tímido que não faz sucesso com as garotas transforma-se, em uma bela noite de lua cheia, em um lobisomem e torna-se ídolo do time de basquete e cheio de gurias ao redor. O filme pegou a onda de sucesso do próprio Michael J. Fox em De volta para o futuro. Facilmente esquecível! Michael também fez outro filme de sucesso: O segredo do meu sucesso (1987), o qual achei bem chatinho.

Um dia a casa cai (1986): "Jovem casal ao comprar uma mansão descobre gradativamente que nada funciona, com uma reforma geral sendo necessária para se poder viver lá. Entretanto, eles gastaram tudo que tinham para adquirí-la e o orçamento para deixá-la habitável é extremamente caro. Eles decidem fazer qualquer coisa para alcançar este objetivo, mas no entanto se envolvem em diversas confusões".

Comentando: é divertidinho e só!



Dignos de nota: Os Safados (1988) de Frank Oz que conta no elenco com os ótimos Michael Caine e Steve Martin. Ambos são dois picaretas mulherengos que tentam pregar peça em mulheres ricas e se conhecem quando descobrem que estão cortejando a mesma mulher. Depois de muitas briguinhas hilárias, resolvem fazer uma aposta. Outro filme que também passou várias vezes na Sessão da Tarde foi Curso de Verão (1987) com Mark Harmon e Kirstie Alley que conta a história de um grupo de alunos que, para não serem reprovados, precisam fazer um curso de verão dado pelo professor de ginástica que não gostaria de estar lá mais que nenhum deles. Há uma série de piadas e situações hilárias, como a seqüência em que os alunos se fantasiam de mortos vivos e quando dois coelhinhos "devoram" as bochechas de dois deles. Ademais tinha o garoto que passou o curso todo no banheiro e que, mesmo assim, tirou a melhor nota, a menina grávida, o carinha aficcionado por Massacre da Serra Elétrica etc.




PS: Agradeço ao site Adoro Cinema pelas sinopses gentilmente dando sopa :P...



HASTA!