janeiro 25, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 10)

HOLA!

Será que lá pra 2020 eu iria dizer que o que eu visto hoje é brega, cafona? E será que nos anos 80 eu me achava brega? A moda é tão cíclica, a peça de roupa que hoje é proscrita, amanhã pode ser desenterrada do armário. O fusca que nos anos 80 era sinônimo de dificuldade financeira, hoje em dia é status. Quem diria, não?

Não sou escrava da moda. Até a sigo, mas não sou manipulada por ela. Eu simplesmente adapto a moda ao meu modo de ser e vestir. Mas imaginem: será que eu usaria novamente aquelas calças santropeito (opa, santropez)? E aquele penteado todo armado estilo Gleen Close em Atração Fatal? E aquelas franjas repicadas, estilo punk, porém mais parecidas com Chitãozinho e Chororó? Nem quero lembrar daquelas calças colantes chamadas fusô...

O interessante é que, no ano passado, estilistas famosos como Alexandre Herchcovitch e Walter Rodrigues assim como a Colcci, badalada confecção catarinense, fizeram um revival dos anos 80. Nas passarelas vimos cores aberrantes, calças de boca afunilada, roupas com punho e zíperes. Além do contraste do largo com o justo e o estilinho Madonna anos 80 de ser, ou seja, aquelas minissaias com leggings. E mais interessante ainda é ver que a coleção ficou realmente bonita depois de repaginada. Graças a Deus que eles não quiseram tirar do baú aquelas terríveis ombreiras e o oversizing dos blazers.

Foi nos anos 80 que estourou o fenômeno das academias e principalmente a aeróbica. Quem não adorava desfilar com aqueles extravagantes colants e aquelas polainas coloridas altamente anos 80? Lembram das polainas pretas da Jennifer Beals no filme Flashdance? Virou mania mundial! E os vídeos de aeróbica da Jane Fonda? Todo mundo queria! Essa febre acabou levando os tecidos, conceitos e modelagens das academias para o dia-a-dia.

Também a moda punk que nasceu no final dos anos 70 reflete nos penteados e vestimentas e a moda disco-glitter também afina durante vários anos. Os new wave, chamados os conjuntos punk, se refletiam nas passarelas. É a inspiração vinda da música, assim como artistas como Madonna, Cindy Lauper, Boy George etc.

Os yuppies (young urban professionals) engomadinhos de Wall Street consolidaram o gel, o cabelinho para trás e o maldito topete que a paulistada tanto ama. As modelos com os cabelos assimétricos e repicados, com suas saias balonês ou tules nos cabelos popularizaram a moda.

Alguém se lembra das mangas morcego, golas canoa, calças baggy e semi-baggy? Bom esquecer mesmo...

Após o casamento com o príncipe Charles, a Princesa Diana começa a ditar moda, todos copiam seus penteados e modelitos. Transformou-se em um ícone da moda nos anos 80.

Se a moda é realmente o reflexo da sociedade, o que falar dos anos 80? Para os economistas, os anos 80 foram a "década perdida" para o Brasil. Para os profissionais da moda, a "época das trevas". O que seria para mim então? Paradoxalmente, as roupas procuraram expressar justamente o contrário: alegre, esportiva, versátil, divertida e ao mesmo tempo, sofisticada, sensual e ousada. Seria talvez um reflexo da abertura democrática?

A ambigüidade foi um traço marcante desta moda: estampas de oncinha, cores cítricas, vibrantes (pink, verde-limão e laranja fosforescente ou todos juntos), ombros largos, pernas longas, cós alto, cortes de cabelo assimétricos, bijouteiras cada vez maiores e acessórios "fake" conviviam com discretos tailleurs e com roupas de moletom e cotton-lycra recém-saídas das academias. E o surgimento de novos tecidos, como o stretch, dava um ar futurista às roupas.

A música, assim como o cinema, foi um importante meio para a difusão das modas, especialmente pela transmissão dos videoclipes, unindo o som à imagem. Filmes como "Blade Runner" (1982) reafirmaram e divulgaram algumas das tendências mais fortes da moda. Em 2003,a famosa griffe italiana Gucci exibiu nas passarelas uma coleção com uma óbvia referência ao filme do Riddley Scott, que foi tão massacrado na época e notadamente depois tornou-se cult.




Malha, garota!! Olhas as polainas aí!! Passa xérox na Lady Di!! O que falar das calças rasgadas que eram um sucesso? Nos anos 80 o tênis All Star começou seu reinado. Os tênis Redley também eram bem conceituados. A USTOP popularizou-se depois de um certo Fernandinhooo, as sandálias de plástico surgiram pra ficar e a Melissinha estava no pé entre 10 de 10 meninas. Tinha até até Melissinha fechada, estilo colegial, portanto pra todos os gostos. E as carteiras e pastas emborrachadas? A Company reinou nesse quesito. E qual a garota que não era doida pra adquirir aquelas camisas com anjinhos da Fiorucci? Tinha até caderno, agenda etc. E os dockside samello? Várias cores, vários modelos... Os óculos estilo gatinha ainda estavam na moda, mas tinham vários outros modelos, inclusive com oncinha... E os perfumes Alfazema da Phebo? Altamente populares. Tinha sabonete, desodorante e claro que não podia esquecer o talco Seiva de Alfazema... Minha avó me enchia com aquele cheiro horrível... Odiava, mas tinha que agradá-la, né? E o Leite de Rosa? E marcas como Monange, Davene?Sobrevivem até hoje... E os shampoos da Johnson & Johnson? Usava muito um que era laranjinha... E os batons 24h? A novela Ti ti ti até criou e popularizou o batom Boka Loka, lembram? E toda garota tinha aquelas bermudas da Dimpus, não? Pelo menos eu tinha... Putz, lembrei-me agora do Biotônico Fontoura, mas nada a ver com o post, surto de quem aqui escreve...



E os relógios Cássio e Champion? Champion era muito bom, você podia comprar várias correias (pulseiras) diferentes e pronto: um relógio que vale por mil. Tênis Montreal antimicrobiano, lembram? Populares também eram o ortopé e o kichute. E o Adidas trainer? Tinha um que era bem laranja... E a marca Pakalolo que surgiu e logo virou mania entre os adolescentes: roupas, acessórios, tinha até carteira... Nos anos 80, a Lacoste ainda tinha preços acessíveis e a Philippe Martin reinava entre as meninas. Falando em meninas, qual de nós nunca usou o gel new wave? Ou após a praia colocava o condicionador Neutrox nos cabelos?


E para secar e domar os cabelos? Secador Arno na cabeça! E os meninos que eram viciados em marcas como a OP e Adidas, lembram?


A moda não está apenas no que você usa, mas também se refletiu nos carros. Quem nunca teve um desses? Opa, a gente não... Nossos pais :P...

Belina ou Caravan eram os carros utilitários, para toda a família. Del Rey era sinônimo de status, não? Lembram o Dogdge 1800? Mais popular que o chevette, só o fusca. E o escort sempre foi uma gracinha.

E o bom e velho Gol? E o Passat? E o modismo no final dos 80 com o Kadett? E o sempre imponente Opalla? Seus pais ou mesmo vocês tiveram algum desses ou até mesmo o velho e sempre útil Corcel.

Bem, se não tinha carro, certamente possuía uma moto e deve se lembrar da febre das mobiletes? Eu queria tanto andar na que minha tia tinha, contudo depois que ela se arrebentou toda em um acidente era o adeus de Karinnéa passeando em uma motocicleta.

Putz, só andei de moto uma vez e já na faculdade de Medicina e de um quarteirão pra outro e nem era eu quem estava dirigindo. Detalhe importante: minha mãe nunca soube. Ninguém merece!

PS: Agradeço aos vários sites sobre os anos 80 espalhados pela net pelas fotos gentilmente roubadas.


HASTA!!