janeiro 24, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 9)

HOLA!

Sou da época que o casal 20 do telejornalismo brasileiro era o Eliakim Araújo e a Leila Cordeiro (apesar de que prefiro muito mais o Bonner e a Fátima). Quantas mudanças na abertura do Fantástico, não? E o Cid Moreira era igualzinho ao que é hoje, todavia sem aquela plástica mal feita :P.

Eu odiava ir pra casa da minha avó paterna aos domingos, porque sabia que ia ter uma overdose de Sílvio Santos. Fiquei traumatizada... Toda vez que vejo o Sílvio Santos lembro daquele cheiro de comida gordurosa que infestava a casa da minha já falecida avó.

Mas o Sr. Sílvio não era de todo ruim. Sou da época que o Sistema Brasileiro de Televisão se chamava TVS. Sempre detestei o SBT, mas tenho que admitir que gostava dos programas Qual é a música e ficava me testando tanto nesse programa como no Roletrando. E o show de calouros? Nunca fui muito fã, mas às vezes via e morria de medo da Aracy de Almeida.

Sábado à tarde, era sinônimo de... O grande e saudoso Chacrinha: "Oh Teresinha, Oh Teresinha..." e "Vai ganhar um abacaxi"... Nunca haverá alguém como o Velho Guerreiro, as tardes de sábado sempre estarão de luto.












Quem viveu os anos 80 como eu, conheceu um Faustão muito mais interessante no seu programa Perdidos na Noite da Bandeirantes. Ele até escrachava a toda poderosa Vênus Platinada, eu me lembro!

Quem viveu os anos 80, não tinha idéia do talento do Jô Soares como entrevistador e só admirava seu grande talento humorístico... CAPITÃO GAY!!!

Quem viveu os anos 80 conheceu o verdadeiro rei do forró, o pai do baião, Luiz Gonzaga, o Gonzagão. Expressão perfeita da música nordestina em dos seus mais inspirados momentos.

Anos 80 é sinônimo de programas excelentes para o público infanto-juvenil: Juba, Lula, Bacana e Zelda Scott, a deliciosa Armação Ilimitada . E quem nunca quis desenhar como o Daniel Azulay? E os especiais repletos de músicas maravilhosas que até hoje grudam nas nossas mentes? Plunct Plact Zuuum, Pirlimpimpim são uma das muitas realizações do saudoso e talentoso Augusto César Vannucci. E a TV Globinho, que atualmente é apresentado por algumas atrizes adolescentes no seu momento "freezer" na Globo, era apresentado pela ótima jornalista Paula Saldanha.

Vocês lembram do programa infantil do Sílvio Santos? Domingo no parque! O programa lançou o Juninho Bill que depois entraria no Trem da Alegria. Eu lembro que eu aprendi a palavra micróbio de tanto que o Sílvio falava que se usasse os tênis ortopé ficaríamos livres desses bichinhos invisíveis. Por sinal: "Ortopé, Ortopé, tão bonitiiinhoo".

E a brincadeira do foguete tão imitada hoje em dia? "Você quer trocar uma bicicleta por uma penca de bananas? SIMMM!! E por uma boneca? NÃÃÃOO!!"

Sou da época em que a Simony era uma garota pura e não fazia marketing em cima da sua vida pessoal. Juntamente com Tobby, Mike e posteriormente Jairzinho formavam o Balão Mágico e ainda tinha no programa o Cascatinha e o Fofão.

Alguém lembra do programa bacaninha e educativo na TVE Canta conto? Tinha rodinha de música, artesanato, muito instrutivo. Também era da TVE um programa que eu adorava: uma loura ficava com um monte de adolescente ao redor e apresentava um clipe qualquer, depois ela ia traduzindo juntamente com a garotada a música em questão. Adorava fazer isso comigo mesma.

Bambalalão? Lembram? Pra mim, o melhor programa infantil da década de 80 e olha que nem desenho tinha. Gigi, Silvana, Palhaço Tic Tac, Professor Parapopó que usava um paletó com estampa em xadrez e uma máscara de nariz-bigode-óculos. Tinha jogos, brincadeiras, mímica, teatro, canções infantis. "Sessão Matinê", "Quem quiser que conte outra", "O Correio" e "Os Bambas da turma" eram os meus quadros favoritos. Não esqueço quando começava a tocar aquela música do Moraes Moreira:"Pombo correio voa depressa//E esta carta leva para o meu amor//Leva no bico que eu aqui fico esperando//Pela resposta que é prá saber se ela ainda gosta de mim..." Eh saudade!!

Sou da época em que o Globo de Ouro que eu conhecia era um programa estilo o top 20 da MTV, onde cantores, cantoras e bandas que estavam no topo das paradas exibiam suas performances em playback (e eu nem percebia:P). Acho que a Isabela Garcia e César Filho foram os apresentadores que mais duraram. Falando em MTV, antes de sua estréia nacional em 1990, tínhamos que nos contentar com o CLIP CLIP cuja apresentação coube a ótima Chris Couto, futura VJ da MTV e hoje encalhada na Malhação.

E vamos abrir as Portas da Esperança? Era doida pra ir pro programa do tio Sílvio... E o próprio Sílvio Santos trouxe um programa mexicano infantil que encantou todas as crianças, menos a mim. Odeio Chaves, Chapolim, Kiko, Sr. Madruga, Chiquinha... "Isso, isso, isso!!!"

Alguém lembra do Barbosa? Eu amava o Barbosa e toda trupe do melhor programa humorístico da TV brasileira. Sou órfã do TV Pirata. E o grande Chico Anysio criou o meu personagem favorito: Bento Carneiro, o vampiro brasileiro. A-D-O-R-A-V-A!!

Mas infelizmente, ainda nos anos 80, vimos surgir o Gugu Liberato que até fazia um programa mais bacaninha nas noites de sábado - Viva a noite! O império da Xuxa se inicia e surge sua maior concorrente antes de Angélica, a baiana Mara Maravilha, antiga jurada do show de calouros. Ainda vimos os chatos (pra mim, ok?) Bozo e Tia Malfada brincando com a criançada. Entretanto hors concours em chatice é o Sérgio Mallandro. Lembram do programa oradukapeta? Uma $#@@%&*...

Atemporal mesmo só meu querido Sítio do Picapau Amarelo: qual criança não se deliciava com as aventuras e traquinagens da Emília, a astúcia e inteligência do Visconde? Quem não queria uma avó fofa como D. Benta que lhe contasse histórias maravilhosas? E se deliciar com as guloseimas da Tia Nastácia? E quem não queria ser amigo do saci? E ri das atrapalhadas do Garnizé, Tio Barnabé, Zé Carneiro, Burro Falante, Jaboti, Rabicó? E quem não morria de medo da Cuca Maluca? "Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega daqui, te pega de lá..." No fim, todos queríamos ser Narizinho e Pedrinho.


Música do dia:

Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)
Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)
Rios de prata piratas
Vôo sideral na mata
Universo paralelo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)
No país da fantasia
Num estado de euforia
Cidade Polichinelo
Sítio do Pica-pau Amarelo (bis)

(Gilberto Gil)




HASTA!