fevereiro 01, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 14)

HOLA!

Eu odeio os seriados americanos. Odeio porque eles me fazem ficar viciada. Não consigo parar de ver. E quando tento parar, a abstinência é terrível. Tudo isso começou há uns vinte anos, lá na década de 80...




Jeannie é um gênio: as peripécias e confusões da "gênia" Jeannie encontrada pelo astronauta Major Nelson em uma das suas missões.

A gata e o rato: Maddie (Cybill Shepard) e David (Bruce Willis) são detetives que ficam entre beijos e atritos enquanto desvendam crimes. Depois dessa série, Willis iniciou sua bem sucedida carreira cinematográfica.

A mulher biônica: "As seguintes informações são altamente confidenciais. Catálogo da recolocação biônica. Jammie Sommers, sexo feminino, idade 28 anos, ex tenista profissional, profissão atual: professora, residência: Osji, Califórnia. Gravemente ferida em um acidente de pára-quedas. Partes atingidas: ambas as pernas, braço direito e ouvido direito. Processo da operação: recolocação biônica. Autorização: Oscar Goldman. Custo estimativo: confidencial."

Alf, o ETeimoso: as consfusões de um alienígena maluco que convive com uma família americana toda certinha.

Agente 86: Mel Brooks é o responsável por essa paródia à série James Bond. Maxwell Smart, nome-código 86, um detetive altamente atrapalhado. Lembram o sapato-fone ou o cone do silêncio?

O Super herói americano: este seriado de 1981 conta a história de Ralph Hinkley, um professor americano que foi escolhido por uma raça alienígena para receber um traje que lhe dava super poderes para evitar a destruição da Terra. Só teve um probleminha: Ralph perdeu o manual de instruções que ensinava como usar os trajes e sempre se atrapalhava em suas aventuras.

Starman: filhote do filme protagonizado por Jeff Bridges e dirigido por John Carpenter que conta a história de um alienígena que vem à Terra e toma a forma de um homem morto há algum tempo, utilizando a viúva do mesmo para levá-lo até o local onde se encontra sua nave.

Chips: dois policiais que combatem o crime em suas super motos.

Trovão Azul: filhote do longa original, conta a história de uma equipe especial de policiais que usa um helicóptero de ataque super avançado para combater o crime.




Anjos da lei: jovens policiais que se disfarçam para desmascarar criminosos. Jonhnny Depp deu as caras e mostrou que tinha chegado para ficar.

Automan: "Essa é a história de Walter Nabisher, fazendo o que ele sabe fazer, enfrentar o crime nas ruas. Walter é policial. Infelizmente o chefe não quer Walter nas ruas. Assim, Walter tem de enfrentar o crime a seu próprio modo, numa sala de computadores, onde ele é perito. Felizmente para mim, o avançado conhecimento de eletrônica o levou a fazer experiências com o que se instituiu chamar de holograma, uma palavra muito sofisticada para definir uma imagem tridimensional que, quando aperfeiçoada pode chegar a parecer ser real. Eu sou real. Aliás, na verdade, com suficiente carga de força pode chegar a ser real. Foi o que praticamente me trouxe a este mundo. Meu nome é AUTOMAN".

Casal 20: Jennifer e Jonathan Hart, um casal de milionários em busca de aventuras e sempre bancando os detetives.

Flipper: as aventuras de dois garotos e seu amigo golfinho Flipper.

Caras e caretas: o dia-a-dia de uma família americana nada tradicional. Pais moderninhos e filhos caretas. Essa série projetou a carreira do ator Michael J. Fox.

Esquadrão Classe A: as aventuras de um grupo de mercenários, veteranos da Guerra do Vietnã, que são acusados de um roubo que não cometeram e vivem como fugitivos. Enquanto tentavam fugir da polícia, iam ajudando as pessoas do perigo (putz, ficou meio Supermouse, seu amigo, vai salvá-lo do perigo hehe!). Lembram-se do Mr.T?



Lembram as aventuras do Bud Spencer e do Terence Hills nas tardes de sábado?

Duro na queda: as aventuras de Colt Seavers, um dublê que utilizava seu tempo livre como caçador de recomensas perseguindo criminosos fugitivos.

McGayver - Profissão Perigo: nunca conheci um cara tão inteligente e com raciocínio tão rápido como o McGayver. Ele é um ex-agente das Forças Especiais, que trabalha atualmente na fundação Phoenix e que se salva das piores situações sem usar nenhuma violência.

Ilha da Fantasia: Mr Roarke (Ricardo Montalban) e seu pequeno ajudante Tatoo (Hervé Villechaize) eram os anfitriões dessa misteriosa ilha onde as fantasias se tornavam realidade.

Viagem ao fundo do mar: a história do submarino nuclear Seaview e seus tripulantes e suas aventuras com monstros gigantes, alienígenas, vilões que querem destruir a Terra etc. Lembram do Almirante Nelson e o gato do Capitão Krane?

Star Trek (Jornada nas estrelas): esse seriado é responsável pela maior quantidade de fãs lunáticos do universo. Saudades das viagens e aventuras da Enterprise e seus tripulantes originais: Capitão Kirk, Sr. Spock e o doutor McCoy, dentre outros.

Super Vicky: quando um profundo conhecedor de robótica, coloca um dos seus mais audaciosos projetos dentro da sua própria casa, o que poderia acontecer? Só vendo esse seriado bacana pra saber...

S.O.S MALIBU: o eterno Michael Knight agora é o chefe dos salva-vidas que tenta resgatar moiçolas peitudas em uma praia badalada da Califórnia. Tudo bem, não eram só garotas que eram salvas... Esse seriado foi responsável por revelar atrizes do naipe de Carmem Electra, Pamela Anderson etc. Bom, né?




Miami Vice: essa série produzida pelo Michael Mann, conta a história de dois policiais da divisão de narcóticos que se disfarçam para prender os criminosos. Essa série foi um sucesso tão estrondoso que colocou o Don Johnson na calçada da fama e até influenciou a moda dos anos 80.

Mulher Maravilha: nossa heroína ganha uma série solo e a beleza da atriz Lynda Carter. Não sabe quem é a Mulher Maravilha? Um oficial durante a 2ª Guerra Mundial cai com seu avião em uma ilha protegida por poderosas amazonas e para ajudá-lo contra os nazistas oferecem uma delas, a princesa Diana, que com sua tiara que se transforma em um boomerang, seu cinto mágico, seus braceletes à prova de balas, seu laço mágico que obriga as pessoas a falarem a verdade se transforma na Mulher Maravilha.

Thunderbirds: feito com marionetes, esse seriado contava a história de um ex-astronauta e milionário e seus cincos filhos que juntos formam uma organização secreta para resgatar pessoas em perigo quando todas as outras demais tentativas falhavam. Lembram as cinco naves? Thunderbird 1: foguete que podia decolar tanto na posição horizontal como vertical; Thunderbird 2: cargueiro aéreo que transportava os equipamentos pesados; Thunderbird 3: nave espacial utilizada para missões fora da atmosfera terrestre; Thunderbird 4 : era a nave submarina e Thunderbird 5: estação espacial que orbitava a Terra, monitorando toda a superfície do globo.

Punky: a história de uma garotinha abandonada pelo pais e que passa a morar nas ruas com a companhia de um cachorrinho. Certo dia, dorme em apartamento vazio e conhece o zelador e fotógrafo aposentado Arthur Bicudo. Ela consegue conquistar o velho durão e ele a adota.

Super Máquina: "Um vôo de sombras ao mundo perigoso de um homem que não existe. Michael Knight - um jovem solitário em uma cruzada para defender a causa dos inocentes, dos desamparados, dos fracos e oprimidos em um mundo onde os criminosos se sobrepõem a lei."

SWAT: "TÃ-RÃ-RÃ-TÃ-RÃ-RÃ-TÃ-RÃ..." O dia-a-dia do Esquadrão Especial da Polícia de Los Angeles, policiais fortemente armados e super treinados que agem contra criminosos perigosos em situações críticas de perigo para os habitantes da cidade.



A feiticeira: Samantha é uma feiticeira (a belíssima Elisabeth Montgomery) que se casa com um mortal que a proíbe de usar seus poderes. Você acredita? Lembram-se do narizinho arrebitado se mexendo?

Jeannie, de novo? Esclerose...

Magnum: série que alçou ao estrelato o ator Tom Selleck. Essa série conta a história de Thomas Sullivan, um ex-oficial do serviço secreto da Marinha, que mora no Hawaii e se torna investigador particular. Conhecido como Magnum. Lembram quando ele pedia emprestado algum carro da mansão onde trabalhava como segurança? Voltavam todos aos pedaços.

Anos incríveis: o dia-a-dia do jovem Kevin Arnold nos anos 60 e seu convívio com sua família, seu amigo Paul e seu primeiro amor Winnie.

A Dama de Ouro : Katy Mahoney é uma policial linha dura que tenta acabar com o crime na cidade de Chicago, mesmo que para isso tenha que usar de métodos violentos.

Jerry Lewis: vocês se lembram das estripulias desse doido junto com o metido a galã Dean Martin nas tardes de sábado? Acho que o nome do programa era sessão comédia...

Kojac: Esse seriado dos anos 70 também fez muito sucesso na década seguinte e consagrou o ator Telly Savalas. A série nos conta a história de um policial linha dura, cínico, sempre chupando um pirulito, que resolvia os crimes a seu modo e não necessariamente segundo à lei.



Pássaros feridos: o canastrão Richard Chamberlain é um padre que vive um amor proibido.

As panteras: três belas mulheres trabalham como detetives e enfrentam todo tipo de perigo, mas sem borrar a maquilagem nem assanhar os cabelos. "Era uma vez três panterinhas que entraram para a polícia feminina. E a cada uma foi destinada uma missão perigosa. Mas eu as afastei de tudo isso. E agora trabalham para mim. Meu nome é Charlie."



DALLAS: o cotidiano da problemática família Ewing. Quem não se lembra do inescrupuloso J.R.?

O Incrível Hulk: "Doutor David Banner... Médico, cientista. Em busca da força que todos possuem, acaba recebendo uma dose maciça de raios gama e agora, quando se enfurece ou se sente ultrajado, se transforma e tem de enfrentar a sua maldição: o Incrível Hulk!" O final era sempre o mesmo. O dr. David Banner indo embora sozinho e amargurado, enquanto ao fundo rolava aquela musiquinha triste...


Manimal: "Jonathan Chase, rico, moço, bonito. Um homem com o mais brilhante dos futuros. Um homem com um passado misterioso. Das profundas pesquisas africanas aos picos altaneiros do Tibet e a herança de seu pai do mais sombrio mistério do mundo. Jonatham Chase, senhor dos segredos que dividem o homem do animal, e o animal do homem. Ligado a uma jovem detetive da polícia e a um cabo do exército dos campos do Vietnã, um trio que enfrenta o crime que floresce na selva das cidades, e que estende seus tentáculos mortíferos pelo fascinante, mas perigoso mundo além. O Mundo de MANIMAL."

Vocês se lembram da febre dos seriados japoneses no final dos anos 80? Jaspion e seu Daileon, Changeman (Change Dragon, Change Griphon, Change Pegasus, Change Mermaid, Change Phoenix... Change Robô e Gyoodaiiiii) e Jiraya mandavam ver naqueles cenários toscos, não é?



Dignos de nota: Moto laser, Águia de fogo, Além da imaginação, Bonanza, O Elo Perdido, Família Adams, O homem de 6 milhões de dólares, Lassie, Os três patetas, Zorro, Três é demais, Primo Cruzado, Poderoso Benson, Hawaii 5-0, O barco do amor, Ark II, Fuga nas estrelas (Logan's run).




HASTA!