fevereiro 03, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 15)


HOLA!





Quem foi destaque nos anos 80?




Dia de domingo ficávamos com os olhos grudados na TV, inclusive até para uma pessoa como eu que nem sabe dirigir direito, que não entende nada de marchas, freios e rodas. O que fazia uma pessoa assistir a esse universo tão desconhecido? Carros em velocidades elevadíssimas fazendo voltas e voltas até chegar à reta final. Parece entediante? Com Senna na pista certamente não era.

Desculpe-me, Pelé. É inegável que você é o atleta do século, o maior jogador de futebol, mas nesta minha simplória cavidade de quatro câmaras e válvulas quem bate mais forte se chama Ayrton Senna. Unia talento e técnica, sabia pilotar como poucos, não importava o carro, não importava o tempo, era o Deus da pista. Coloquei essa foto aí em cima porque foi na Lotus que Senna obteve uma das suas vitórias mais memoráveis. Na largada, não lembro direito, ele acabou tendo problemas e largou dos boxes (não sei, ao certo) em último lugar e foi deixando pra trás cada adversário até receber a bandeirada em primeiro lugar. Um verdadeiro maestro. Um Mozart e não um Salieri.


"Coluna 1, Coluna 2 ou Coluna do meio?" Eu adorava essa zebrinha... Por sinal, o dono da voz da zebrinha faleceu no ano passado. "Não me interessa se ela é coroa, panela velha é que faz comida boa"..."Fuscão Preto, você é feito de aço, fez meu peito em pedaços..." Infelizmente esses clássicos do brega tocaram muito nas rádios na década de 80. Eram sinônimos de desculpa pra pegar coroa e desalento de corno respectivamente. Ninguém merece!

Uma das minhas lembranças mais antigas é a morte de Elis Regina. Lembro quando mostrou no Fantástico uma tela verde com sua foto e embaixo o ano de nascimento e de morte. Fiquei triste, era apaixonada por aquela voz. Voz meiga, potente, inigualável. Adoro a Maria Rita, mas Elis é única.

Fui uma adolescente normal. Fui apaixonada pelo Tom Cruise. Vou dar um pequeno resumo da trajetória de mais uma fã desse monumento tombado por Afrodite e Vênus. Tinha uns 11 anos e minhas amigas suspiravam por Tom Cruise. Nem tinha idéia de quem era, mas pra não ficar por fora, também concordava com elas. E não é que me passa a vinheta do filme Top Gun na Globo e na hora que eu o vi, fiquei meio desapontada. Esperava muito mais, nem sei o que ou quem era o "mais", mas o achei bonito e nada demais... Bem, até ele sair do caça aéreo e a câmera começar a dar um close no seu rosto.... "Take my breath away..." TUMMM-TAAAA-TUMM-TAAA-TUM-TA-TU-TA-T-TA-T-T-T-....

"Quem vem com tudo não cansa// Bete balança meu amor//Me avise quando for a hora// Quem tem um sonho não dança// Bete Balanço, por favor// Me avise quando for embora..." "Feliz 1901, 1902, 1903..." Toda vez que ouço Cazuza e principalmente sua canção Bete Balanço, lembro-me do primeiro ator por quem fui apaixonada. Laurinho Corona era dono de uma beleza angelical. Era lindo, carismático e talentoso e com Glória Pires tinha uma química mais do que perfeita. Quanto torcia pelo casal vivido por eles na novela Direito de amar... Anjos não permanecem por aqui por muito tempo, que pena!

Eu tenho medo da mãe Frattelli, eu tenho medo da atriz Anne Ramsey. Ela habituou meu imaginário infantil por muito tempo.

Araken, o show man. Lembram-se dele? Ele era tipo garoto-propaganda da Globo nas copas de 82 e 86 (eu acho!). Parecia sempre em situações engraçadas, todavia como o Brasil perdeu as duas copas, ele ficou estigmatizado como azarento. Eu li em algum lugar que o Galvão Bueno está tentando colocá-lo de novo na Globo. Já era o hexa... Brincadeira!!

Eu também tenho medo da Aracy de Almeida. E eu achava que ela era apenas uma jurada do programa do tio Sílvio e não uma grande cantora e sambista. Nunca vi uma pessoa que expressasse tanto o mau-humor como ela.

Miéle era maior arroz de festa da TV. Seus programas sempre tinham muitas mulheres e samba. O cara atua, compõe, é apresentador, humorista e maior cara de bon vivant. Sumiu do mapa da TV, mas de vez em quando ouvimos ou lemos algo dele.

Quem matou Odete Roitman? Essa pergunta fez o país parar em janeiro de 1989. Beatriz Segall tem que fazer muita terapia ainda pra se livrar do estigma da Odete, apesar da soberba atriz que é.

Em plenas férias escolares em 1986, uma loira, vestida de blusa azul com aquelas horripilantes ombreiras, saia preta curtíssima e botas que iam até o joelho, descia uma nave espacial e cantarolava: "Bom dia, amiguinhos, já estou aqui...". Amasse ou odiasse, começava o reinado da Xuxa nas manhãs da TV brasileira.



C. Thomas Howell deu ar da sua graça pela primeira vez em um pequeno papel em ET, mas foi seu Ponyboy em Vidas sem rumo e depois de ser perseguido por John Ryder (Rutger Hauer) em A morte pede carona que chegou ao estrelato. Era um dos galãs da década de 80. Faz tanto filminho de quinta categoria que é melhor dizer que sumiu legal!
"
Ela é uma boneca de pano, mas pensa como um ser humano// É uma maravilha//Emília, Emília, Emília..."
A personagem mais interessante, mais complexa de um sítio pra lá de especial.

"Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega daqui, te pega acolá." A mãe de vocês nunca os assustou ao dizer que se vocês fizessem algo errado, alguma traquinagem, a Cuca poderia pegar? Ou foi só minha mãe?

Infantilização no cinema. Se fazer filmes como Tubarão, Encontros imediatos e principalmente E.T. é ir de encontro ao bom cinema, é trazer como conseqüência blockbusters vazios, eu não quero deixar Neverland. Pra mim, Spielberg é um gênio.

Quem é o maior vencedor e detentor do maior recorde de indicações de Oscars da história? Certamente já deve ter morrido. Espere, bate na madeira três vezes... Ele está vivinho da silva e trabalhando em uma das suas milhares trilhas. O maestro John Williams é uma pessoa que tento desvendar. Como é que um cara há tanto tempo na profissão, com tantos prêmios e elogios, ainda consegue ser inovador? Sempre tem uma carta nova na sua manga... Incrível! Pra quem não o conhece (sim, existem!), ele compôs trilhas para filmes como: E.T., Star wars, Contatos imediatos, Indiana Jones, Superman, Inteligência articial (A.I.), Minority Report, Harry Potter, Prenda-me se for capaz, Jurassic Park, O resgate do soldado Ryan, Amistad, Hook, JFK, Império do Sol, Nascido em 4 de julho, Esqueceram de mim etc.

Frank Miller: o gênio no mundo dos quadrinhos. Deu uma guinada na vida de muito super-herói e foi responsável pela melhor história do Batman e do Demolidor. Outro gênio que se destacou no universo das HQs nos anos 80 foi o circunspecto Alan Moore.

Rob Lowe: outro galã dos anos 80 e um dos membros do Brat Pack que falarei posteriormente em outro post. Fez vários filmes para o público adolescente que o consagraram. Sumiu por uns tempos depois de estar envolvido em uma fita de vídeo com sexo explícito envolvendo uma menor. Atualmente você o encontra nas séries de TV.

Grace Jones: musa, cantora, atriz, símbolo de beleza nos anos 80, que o diga o Conan...

Sloth: é a imagem concreta de certos ditados... "Nem tudo que reluz é ouro" e "As aparências enganam"... Meu Superman...

Chacrinha: que saudade do Velho Guerreiro, das suas zoações, sua inteligência e astúcia, da breguice engraçada de suas chacretes (ainda temos que aguentar a Rita Cadillac), dos seus jurados non sense, do Russo, dos abacaxis... "Roda, roda e avisa, um minuto de comercial, alô, alô Teresinha, é um barato o cassino do Chacrinha..."

Stephen King: o mago dos livros de suspense e terror. Começou a escrever no final da década de 70, mas estourou nos anos 80. Vários dos seus livros viraram filmes como O iluminado, Louca obsessão, Um sonho de liberdade, Conta comigo, À espera de um milagre (The green mile), Christine - o carro assassino (clássico trash do John Carpenter), It- a obra-prima do medo, Cemitério maldito, O aprendiz (Apt Pupil, conto do livro "As quatro estações"), A janela secreta, Lembranças de um verão, Carrie, Colheita maldita, Chamas da Vingança (Firestater, com Drew Barrymore, lembra um pouco Carrie) etc. Lixo ou não, esperto ou não, chegou pra ficar de vez...

Epa, mas isso não é uma pessoa... tudo bem, é um lugar! Mas que teve destaque, isso teve! Alguém tem um palpite? Rio de Janeiro? Arpoador? Ressurgimento? Lapa? Cazuza? Nada? Pergunta pra quem vivenciou a adolescência no Rio nos anos 80 sobre o Circo Voador... Apenas um dos melhores points da cidade maravilhosa.

"Some boys kiss me, some boys hug me// I think they're O.K.// If they don't give me proper credit// I just walk away... Living in a material world//And I am a material girl//You know that we are living in a material world// And I am a material girl"... A década de 80 viu surgir a maior estrela da música pop, uma garota que veio pra NY com poucos doláres e com uma demo de uma música Everybody... Pai rígido, mãe falecida precocemente, irmão homossexual, família católica, revolução, guerreira, sexo, bissexualismo, provocações, irreverência, marqueteira, popstar, cinema, cabala, mãe, escritora... Eis Madonna, ícone dos anos 80 e estrela de primeira grandeza até hoje. Sou suspeita pra falar, já que eu simplesmente adoro Madonna. Podem falar que a voz dela é pequena, que é péssima atriz (realmente só gostei das suas atuações em Procura-se Susan e Evita), escritora de segunda categoria, que fez da sua vida pessoal seu maior marketing, mas poxa... Like a prayer, Holiday, La isla bonita, Everybody, Borderline, Lucky star, Papa don't preach, Cherish, Oh father, Live to tell, Open your heart, Like a virgin... Não dá pra falar mal... É Madonna!

River Phoenix: foi tão breve... Um talento excepcional, um olhar melancólico e enigmático, uma beleza divina. Por quê se foi? Não o entendo, a saudade me resta, até breve...



Radical Chic
: essa garota, criada pelo cartunista, ilustrador e quadrinhista Miguel Paiva em 1982, foi inicialmente publicada na última página da Revista de Domingo, do Jornal do Brasil. Seu sucesso levou-a às páginas dos jornais O Globo, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo e também à última página da revista Nova Cosmopolitan. Foi ainda protagonista de vinhetas animadas na Rede Globo e, em 1993, ganhou um seriado "live action" protagonizado por Andréa Beltrão. Ela é um pouco de cada nós ou o que queríamos ser...

Algumas sabedorias da Radical Chic:

01- "Certas dietas são simples: é só cortar açúcar, frituras, massas, molhos, bebidas alcoólicas, pães, biscoitos... e os pulsos".
02- "Dizem que estou ficando amarga, enjoada, ácida, sem graça. Não é verdade. É só colocar limão, adoçante, gelo, sexo, brilhantes e mexer gostoso, que eu fico maravilhosa!"
03- "Adoro quando os feirantes, os porteiros e pedreiros do meu bairro me chamam de gostosa: é a comunidade solidária!"
04- "Paulo era lindo, sensível, carinhoso, engraçado, elegante, delicado, gostoso, honesto, companheiro, discreto... e gay!"
05-"E aí, a gente vai sair daqui, vai para um motel, aí vai transar, aí vai querer de novo, aí eu me apaixono, aí você vai dizer que não quer compromisso, aí eu vou achar você é um babaca, aí a gente vai brigar, aí eu vou te odiar... Tem certeza de que ainda quer saber meu nome?"
06-"Casamento é loteria. Agora, me responda, com sinceridade: quantas vezes você já ganhou na loteria?"


Sílvio Santos
vem aí, la ai la ai ai la...... Vem até hoje, por sinal... Tenho uma relação de amor e ódio com Tio Sílvio, cópia tupiniquim do Chuck Barris. Se esse dizia que era agente da CIA, nosso tio é um presidente da República frustrado. Gostava de programas como Qual é a música, Roletrando, Domingo no parque, mas odiava o resto todo. Sílvio Santos, pra mim, é sinônimo de comida gordurosa da minha avó. Não entendeu? Todo santo domingo ia à missa e depois visitava a mãe do meu pai que sempre estava preparando o almoço enquanto via Sílvio Santos. Só lembro aquele cheiro de óleo... Hoje em dia Tio Sílvio é totalmente desantenado do que está fazendo sucesso e vive do auge do passado. Tem coisa mais digna do humor involuntário do que o Troféu Imprensa? "Pra quem vai seu voto, Plácido Manaia Nunes?"

Quem viveu os anos 80, certamente lembra da PanAm. Empresa aérea super prestigiada desde o final dos anos 30 e que caiu vertiginosamente no final da década de 70 e principalmente depois do desastre aéreo em dezembro em 1988 na Escócia que vitimou todos seus ocupantes. A falência da empresa foi declarada em 1991. Fechavam-se as portas da empresa mais carismática do setor da aviação.

O português mais brasileiro dos anos 80: Roberto Leal. Que bom que ele voltou pra terrinha!!

Um acidente quase que fatal interrompeu a carreira desse versátil locutor e narrador de futebol. Quem não se lembra dos célebres jargões do Osmar Santos? "Pimba na gorduchinha" ,"Ripa na chulipa", "É fogo no boné do guarda!", "Desce daí garotinho!"...

Sim, tivemos nossa versão brasuca do grupo alemão tosco GhengisKhan:" Comer, comer, é o melhor para poder crescer..."

Nos anos 80, não havia cartões para se colocar nos telefones públicos? Eram fichinhas! Lembram? Falando em fichinha, muitos de nós comprávamos uma quantidade enorme delas, não é? Não para se pendurar no telefone, mas para jogarmos nos fliperamas, uma verdadeira febre da década de 80.

Já faz 20 anos... 11 de janeiro de 1985... "... Que a vida começasse agora// Que o mundo fosse nosso outra vez// Que a gente não parasse mais// De cantar// De sonhar// Que a vida começasse agora// Que o mundo fosse nosso de vez// Que a gente não parasse mais// De se amar//De se dar//De viver/// Oh oh oh oh oh Rock in Rio...". AC/DC, Iron Maiden, B-52, Nina Hagen, James Taylor, George Benson, Yes, Whitesnake, Ozzy Osbourne, Scorpions, Go Go's, Rod Stewart, Al Jarreau, Barão Vermelho, Blitz, Erasmo Carlos, Kid Abelha , Lulu Santos, Ney Matogrosso, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes, Rita Lee e a cena antológica do Freddie Mercury, vocalista do Queen, cantando com um coro unísssono de milhares de pessoas: " Love of my life - you've hurt me,// You've broken my heart and now you leave me,// Love of my life can't you see,// Bring it back, bring it back// Don't take it away from me, because you don't know-,// What it means to me..." I-N-E-S-Q-U-E-C-Í-V-E-L!!!



Música do dia:

Essa música foi composta por Milton Nascimento como uma homenagem póstuma ao ator River Phoenix que faleceu em outubro de 1993 devido a uma overdose de drogas.

Carta a um jovem ator [River Phoenix]

Se um dia a gente se encontrar
e eu confessar
que vi um filme tantas vezes
para desvendar os olhos teus
E se a gente se falar
contar as coisas que viveu
o que esperamos do amanhã
será que pode acontecer?
Pois, paralelo ao personagem,
eu quis saber mesmo é de ti

Queria que fosses feliz
uma água calma a inundar
a sua margem de carinho
um peito aberto a quem chegar

Como o teu nome, diferente
Uma paisagem nos induz
Uma paisagem de inocência
Mas que se sabe e que se conduz

Conduz agora este momento
O pensamento e os olhos meus
brilhando de emoção e grato
alguém que só te conheceu
num filme que viu tantas vezes
que este poema escreveu




HASTA!