fevereiro 05, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 16)


HOLA!

Quando falam nos anos 80 lá vêm aquelas frases chatas: "Ah, época das trevas" ou "Ah, os anos perdidos". Todavia a década de 80 é musicalmente muito boa. O rock está mais no topo do que nunca e artistas talentosos tanto nacionais como internacionais surgem para ficar. Mas não pensem que a breguice nos deixa, ela sempre aparece de um jeito ou de outro.

Eu amo pizza. Tenho alguns vícios indeléveis como pipoca, cachorro-quente, chocolate, nescau, refrigerante e pizza. Pizza? Mas o assunto não é música? Calma!! No final dos 80, em todas sextas-feiras, minha tia me levava a uma pizzaria próximo da casa da minha avó e, coincidência ou não, sempre tocava Geraldo Azevedo lá. Tornei-me fã de carteirinha daquela voz suave e meiga e das suas belas composições. É óbvio que quando penso nos anos 80 vem logo na minha cabeça Legião, Paralamas, Ira, Plebe Rude, Titãs, Capital, mas tem um lugarzinho especial pro Geraldo... Sua discografia na década antepassada foi quase que anual e incluía sucessos como Dona da minha cabeça, Bicho de 7 cabeças, Canção da despedida, Moça bonita, Dia Branco (putz, amo essa música!), dentre outras. Ainda gosto muito do Geraldo, mas minha paixonite se deslocou para um certo alagoano chamado Djavan (Ah, meu amor por ele continua muito bem, obrigada!)



"Era uma vez a gente. Depois, mais gente e mais gente e muito mais gente (não é tanta gente assim; tem muito mais gente do que tem na verdade); era uma cidade. Quer dizer, antes, uma colina. Só que a colina era pequena e era uma panela. Descemos da colina tal qual bandeirantes (essa frase horrível foi idéia do Dinho) onde é que a gente está mesmo? No porão do Cafofo, lutando contra tudo e contra todos — principalmente contra os microfones. Aparece M. Bonfá (que país é este?), estamos em 1979.

Alguns espécimes voltam do velho continente e trazem boas novas; formam-se novas bandas: AE, Blitx 64, Metralhaz, Vigaristas De Istambul, Dado E O Reino Animal, confusão geral.

Muitas entradas e bandeiras e finalmente do caos nascem: Plebe Rude, Sia Trecho II, o novo Blit, Bambino E Os Marginais, Capital Inicial e Legião Urbana.

É mais ou menos isso.

Uma tribo longínqua também tinha muitos planos que se perdiam dentro de um plano só. E da Erva Maldita e Boca Seca aparece E. Paraná que, também insatisfeito, procurava algo novo.

Enquanto isso, R. Russo, trovador exilado planejava voltar a fazer música elétrica. Estamos em 1982.

Somos três: Legião Urbana."

Renato Russo




Zero: "Deuses do além, duendes do ar // Anjos do bem, vão te mostrar // Uma luz maior, capaz de convencer // Que um mundo bem melhor, que existe em você // Uma luz maior, a força e o poder// Sangue e suor, de quem te fez viver// Hoje eu sei porque... "

Metrô: "Minha mãe me falou // Que eu preciso casar// Pois eu já fiquei mocinha// Procurei um alguém// E lhe disse meu bem// Você quer entrar na minha? //Acontece porém que eu não sei me entregar// A um amor somente// Quando ando nas ruas //Fico só namorando e olhando pra toda gente //Coração ligado// Beat Acelerado..."

Ultraje a rigor: "(Ui!) Sexo! Como é que eu fico sem sexo!Eu quero sexo! Me dá sexo!Sexo! Como é que eu fico sem sexo!Eu quero sexo!Vem cá sexo!..."

Barão Vermelho: "Eu tô pedindo//A tua mão//Me leve para qualquer lado//Só um pouquinho//De proteção//Ao maior abandonado..."

Engenheiros do Hawaii: "Você me faz correr demais os riscos dessa Highway//Você me faz correr atrás do horizonte dessa Highway//Ninguém por perto, silêncio no deserto,//Deserta Highway//Estamos sós e nenhum de nós sabe exatamente onde vai parar//Mas não precisamos saber pra onde vamos, nós só precisamos ir//Não queremos ter o que não temos... nós só queremos viver//Sem motivos, nem objetivos, estamos vivos e isso é tudo//É sobretudo a lei da Infinita Highway..."

Capital Inicial: "Eu sou o passageiro//Eu rodo sem parar//Eu rodo pelos subúrbios escuros//Eu vejo estrelas saindo no céu//É o claro e o vazio do céu//Mas essa noite tudo soa tão bem..."

Cazuza: "...Dias sim, dias não//Eu vou sobrevivendo sem um arranhão//Da caridade de quem me detesta//A tua piscina tá cheia de ratos//Tuas idéias não correspondem aos fatos//O tempo não pára..."

Inimigos do rei: "Encontrei uma barata na cozinha//Eu olhei pra ela, ela olhou pra mim//Ofereci a ela um pedaço de pudim//O curioso foi que ela////Ela disse sim vem cá ficar comigo//Sim! Gosta de tudo que eu gosto//Sim! Vem cá ficar comigo//Sim! Vem, kakfa..."


Kaoma (e chegava a lambada e $#@ do Beto Barbosa) : " Chorando se foi quem um dia so me fez chorar... chorando se foi quem um dia so me fez chorar...Chorando estará, ao lembrar de um amor que um dia nao soube cuidar..."

Fábio Jr (o galão) : "E se um grande prazer rola pelo ar//Brilhante como uma estrela//Leve e louco, sem pressa de acabar//A gente nem pensa na hora//Passa dia e noite assim//O amor não tem que ser uma história//Com princípio meio e fim..." - Vomitaram?

Dominó: "Mas ela não gosta de mim// Vive me dizendo não// Nem tem pena do meu coração// Que só vive nessa ilusão..."

Tokyo: "Esses humanos que circulam// Pela cidade aí afora// Eu não aguento, eles querem me conquistar// Eu não aguento, eles querem me controlar //// Querem me obrigar a ser do jeito que eles são// Cheios de certezas e vivendo de ilusão// Mas eu não sou, nem quero ser igual a quem me diz..."

Absynto (lembram-se desse chiclete de música?) : "Ai ai ai.. Ui Blau blau... Blau blau... Blau blau, Blau blau não me quer... Ai Blau blau... Blau blau... Ai... Meu ursinho Blau blau de brinquedo //Vou contar pra você um segredo //Só você mesmo pra me aturar... "

Biafra (mamãe quero ser gay!) : "... A verdade dói demais em mim//Solidão//Tenho que ser bandido//Tenho que ser cruel//Um leão ferido Feroz..."

Gretchen (sim, tivemos nossa Carla Perez, eu não entendia nada que ela cantava, bem, gemia...) : "Conga la conga... Conga Conga Conga... Ah I like dancing... Eih Everydays... Oh You and me... Oh I like do dance... Conga la conga..."

Ira: "...Nessa vida passageira// Eu sou eu, você é você//Isso é o que mais me agrada//Isso é o que me faz dizer//Que vejo flores em você..."

Polegar (e o pior: eu gostava disso) : " Você diz que me adora// Devolve, meu amor// Abra o meu coração// Mas eu não sei viver sem você//Ando falando sozinho..."

Patrícia Marx: "Só você (só você), com você (com você)// Na festa do amor a gente pode sonhar// Só você (só você), com você (com você)// Na festa do amor a gente pode sonhar ...uououououou..."

Legião Urbana (Renato Russo falava que uma das grandes influências da banda era o som do The Smiths) : "Todos os dias quando acordo//Não tenho mais o tempo que passou// Mas tenho muito tempo://Temos todo o tempo do mundo..."

Titãs: "Não posso mais viver assim do seu ladinho //Por isso colo meu ouvido no radinho de pilha//Pra te sintonizar sozinha, numa ilha //Sonífera ilha//Descansa meus olhos //Sossega minha boca //Me enche de luz..."

Trem da Alegria (lembram que a Vanessa depois de sair do Trem fez sucesso com o Luan com a música Quatro semanas de amor? "O seu nome anotei na areia, a onda do amor apagou..." Putz, haja breguice! Hoje em dia eles estão casados e cantam músicas religiosas na Rede Vida) : "Eu quis saber da minha estrela-guia//Onde andaria meu sonho encantado// Fada-madrinha, vara de condão// Esse meu coração sonhando acordado//// Vai nos levar para um mundo de magia// Onde a fantasia vai entrar na dança// E quando o brilho do amor chegar// Eu quero é mais brincar, melhor é ser criança////Uni duni duni tê, ô ô ô ô// Salamê minguê, ô ô ô ô// Sorvete colorê, ô ô ô ô// Sonho encantado onde está você?"

Léo Jaime: "Um dia gatinha manhosa, eu prendo você no meu coração// E quero ver você, fazer manha então//Presa no meu coração//Quero ver você..."

Roupa Nova (o cláássico do brega e eu gosto \o/) : "Dona desses traiçoeiros//Sonhos, sempre verdadeiros//Oh Dona desses animais//Dona de seus ideais...Tan, tan, tan, batem na porta//Não precisa ver quem é//P'ra sentir a impaciência//Do teu pulso de mulher//Um olhar me atira à cama//Um beijo me faz amar//Não levanto, não me escondo//Porque sei que és minha//Dona..."

Grafite: "Fim de Semana você me liga // Você me chama, você convida //Mas dá um tempo, meu coração //Saia sozinha, não traga o seu irmão////Se ele não for ela me segue //Na maior bronca, chega de leve//E da vexame, aí já era//Segura a fera, não é brincadeira ////Mamma Ma Mamma Maria Ma //Mamma Ma Mamma Maria Ma //Mamma Ma Mamma Maria Ma //Mamma Ma Mamma Maria Ma..."

Magazine (e o folcórico Kid Vinil) : " Isso me dá... tic tic nervoso... tic tic nervoso... tic tic tic nervoso..."

Luiz Caldas (alguém se lembra também da Sarajane e sua "Vamos abrir a roda... tá apertadinha, por favor, abra rodinha..."?) : "Eu queria ser uma abelha pra pousar na tua flor//Haja amor, haja amor//Fazer zum-zum na cama e gemer sem sentir dor//Haja amor, haja amor..."

Kátia (vulgo Kátia Cega, a musa do orkut) :"Não está sendo fácil... Não está sendo fácil...Não está sendo fácil viver assim...Você está grudado em mim..."

Los Angeles (sinceramente, não me lembro de música nenhuma deles, só da "tosqueira" da própria banda... Banda? Bem essa versão Tchan anos 80 tinha o Márcio como vocalista e duas dançarinas: uma era sua irmã e a outra sua esposa, apesar de que ele tinha maior jeito...) : "É sempre assim até o fim //E nunca vai mudar //Chega de sonhar// O game é prá valer //Quem vai ganhar//Quem vai perder //O tempo vai mostrar (tema de abertura da novela Transas e Caretas de 1984)..."





Os Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna é o CARA!) :"Quando está escuro// E ninguém te ouve// Quando chega a noite// E você pode chorar//// Há uma luz no túnel// Dos desesperados// Há um cais de porto// Pra quem precisa chegar//// Eu estou na Lanterna dos Afogados// Eu estou te esperando// Vê se não vai demorar..."

Aborto Elétrico (primeira banda do Renato Russo, composta também por alguns integrantes que posteriormente formariam a banda Capital Inicial, a primeira banda punk brasileira) : "Contra todos e contra ninguém//O vento quase sempre nunca tanto diz//estou só esperando o que vai acontecer//Eu tenho pedras nos sapatos//Onde os carros estão estacionados//Andando por ruas quase escuras//Os carros passam.//As ruas têm cheiro de gasolina e óleo disel//Por toda a plataforma, toda a plataforma..."

Blitz (Evandro Mesquita, atualmente, intercala seu trabalho de ator com as inúmeras tentativas de ressurgir a banda das cinzas e Fernanda Abreu (eu não gosto dela) continua sua carreira solo de sucesso(?)) : "... mor, pede mais uma porção de batata frita //OK você venceu batata frita// Ai blá blá blá blá blá blá blá blá blá// Ti ti ti ti ti ti ti ti ti// Você diz pra ela// Tá tudo muito bom (bom) //Tá tudo muito bem (bem) //Mas realmente// Mas realmente// Eu preferia que você estivesse// Nu...a //Você não soube me amar //Você não soube me amar //Você não soube me amar// Você não soube me amar ..."

Ritchie: "Menina veneno, o mundo é pequeno demais prá nós dois // Em toda cama que eu durmo só dá você// Seus olhos verdes no espelho brilham para mim//Seu corpo inteiro é um prazer do princípio ao fim//Sozinho no meu quarto eu acordo sem você//Fico falando pras paredes até anoitecer//Menina veneno, você tem um jeito sereno de ser//Toda noite no meu quarto vem me entorpecer..."




Pepeu Gomes e Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil e bem separados) : "Menino do Rio, calor que provoca arrepio//Dragão tatuado no braço, calção corpo aberto no espaço//Coração de eterno flerte, adoro ver-te//Menino vadio, tensão flutuante do rio//Eu canto para Deus proteger-te..."

Marina Lima: "Vem chegando o verão// Um calor no coração// Essa magia colorida// Coisas da vida//// Não demora muito agora// Toda de bundinha de fora// Top less na areia// Virando sereia//// Essa noite eu quero te ter// Toda se ardendo só pra mim// Essa noite eu quero te ter// Te envolver, te seduzir..."

Plebe Rude: "Não é nossa culpa// Nascemos já com uma bênção// Mas isso não é desculpa// Pela má distribuição//// Com tanta riqueza por aí, onde é que está// Cadê sua fração// Com tanta riqueza por aí, onde é que está//Cadê sua fração...Até quando esperar a plebe ajoelhar//Esperando a ajuda de Deus// Até quando esperar a plebe ajoelhar//Esperando a ajuda de Deus..." (Putz, eu amo demais essa música!)

Lobão: "Chove lá fora e aqui, faz tanto frio// Me dá vontade de saber// Aonde está você// Me telefona// Me chama, me chama, me chama//// Nem sempre se vê// Lágrimas no escuro, lágrimas no escuro// Lágrimas, cadê você..."

Metrô: de novo? Esclerose...

João Penca e os miquinhos amestrados: "Ah! Na minha vida tudo mudou// Aquela garotinha me ensinou o que é o amor// Não diga nada para a sua mãe// Apague a luz pra eu te ver melhor//Eu vou chorar lágrimas de crocodilo// Vou inundar o seu umbigo..."

Nenhum de nós: "Depois da última noite de festa// Chorando e esperando amanhecer, amanhecer// As coisas aconteciam com alguma explicação// Com alguma explicação// Depois da última noite de chuva// Chorando e esperando amanhecer, amanhecer// Às vezes peço a ele que vá embora// Que vá embora...oh...//// Camila, Camila, Camila//// Eu que tenho medo até de suas mãos// Mas o ódio cega e você não percebe// Mas o ódio cega..."




Kid Abelha e os abóboras selvagens: "Vem amor que a hora é essa// Vê se entende a minha pressa// Não me diz que eu tô errado// Eu tô seco, eu tô molhado//// Deixa as contas// que no fim das contas// O que interessa pra nós// É fazer amor de madrugada// Amor com jeito de virada..."

Heróis da resistência: "... Noite e dia se completam o nosso amor é ódio eterno// Eu te imagino, eu te concerto eu faço a cena que eu quiser// Eu tiro a roupa pra você minha maior ficção de amor // Eu te recriei, só pro meu prazer // Só pro meu prazer..."

R.P.M.: "Abordar navios mercantes// Invadir, pilhar, tomar o que é nosso// Pirataria nas ondas do rádio// Havia alguma coisa errada com o rei// Preparar a nossa invasão// E fazer justiça com as próprias mãos// Dinamitar um paiol de bobagens// E navegar o mar de tranqüilidade//Toquem o meu coração//Façam a revolução// Que está no ar, nas ondas do rádio// No submundo repousa o repúdio// E deve despertar..."

Lulu Santos: "Quando um certo alguém//Desperta o sentimento//É melhor não resistir//E se entregar..."

Ainda dignos de nota: Camisa de Vênus (Marcelo Nova e seu hit "Eu não matei Joana D'Arc"); Rádio Táxi e sua Eva que se tornou hit atemporal do axé music; Herva Doce; Dr. Silvana, Rosana ("Como uma deusa, você me mantém..."); Sidney Magal ("ohh eu te amo, meu amor... o meu sangue ferve por você"); Yahoo ("Eu não quero fazer amor com você oh baby..."); Biquíni Cavadão ("Sentado no meu quarto//O tempo voa //Lá fora a vida passa// E eu aqui a toa //Eu já tentei de tudo //Mas não tenho remédio //Pra livrar-me deste tédio..."); Eduardo Dusek; Gilliard (Eca!"A pulga e o precevejo fizeram conbinação, // fizeram serenta em baixo do meu colchão. ////Torce, retorce, procuro, mas não vejo,//não sei se era a pulga ou se era um percevejo..."); Guilherme Arantes ("Cheia de charme, um desejo enorme//De se aventurar//Cheia de charme, um desejo enorme//De revolucionar..."); Jane Duboc; Os Abelhudos; Raul Seixas; Luiz Melodia; Leila Pinheiro; a "sertanejada" da vida (Chitãozinho & Chororó, Leandro & Leonardo etc); Olodum; Kiko Zambianchi, Uns e Outros ("Missionários de um mundo pagão,// proliferando ódio e destruição// Vêm dos quatro cantos da terra// A morte, a discórdia, a ganância e a guerra... e a guerra.//// Missionários e missões suicidas// Crianças matando crianças inimigas// Generais de todas as nações, fardas bonitas,condecorações//Documentam na nossa história// O seu rastro sujo de sangue e glória."); Wando (esse é o rei... da breguice!); Rita Lee, Gal Costa e seu ótimo disco Profana; Dalto (Muito estranho, Espelhos d'água etc); Milton Nascimento (Coração de estudante, Canção da América); Fausto Fawcett; Ney Matogrosso; Sempre livre; Gang 90; Hanoi Hanoi; Brylho; A cor do som; 14 Bis etc.

Hits dos anos 80: Eduardo e Mônica, Sonífera Ilha, Que país é este, Como eu quero, Ideologia, Menina Veneno, Um certo alguém, Muito Estranho, Óculos, Louras Geladas, Bem que se quis, Faz parte do meu show, Dona, Coração de estudante, O amor e o poder, Nos bailes da vida, Menino do Rio, Emoções, Um dia de domingo, Mordida de amor, Demais, Baila Comigo, Quando gira o mundo, Leão ferido, Banho de espuma, Balancê, Momentos, Deus te proteja de mim, Entre tapas e beijos, Como uma onda, A cura, Uma noite e meia, À francesa, Adelaide, Bete Balanço, Beat acelerado, Camila Camila, Carta aos missionários, Eu não matei Joana D'Arc, Eu sou free, Eva, Homem com H, Inútil, Mais uma de amor, Marylou, Menina veneno, Nem um toque, Noite do prazer, O astronauta de mármore, Olhar 43, Píntura íntima, Pobre paulista, Porque não eu?, Rock da aranha, Sanduíche do coração, Sangue latino, Será, Serão Extra, Só pro meu prazer, Tédio, Uma barata chamada Kafka , Faroeste Caboclo , Chuva de prata, Cheia de charme etc...



Música do dia:

Essa música é da banda Herva Doce e eu a-m-a-v-a!! Por que? Leiam! Ainda sonho :P...

Amante Profissional

- Alô
- Alô, quem é que tá falando?
- É o amante profissional
- Como é que você é, hein?

Moreno alto,
bonito e sensual,
talvez eu seja a solução do seu problema,
carinhoso, bom nível social

Inteligente-e, e a disposição
prum relacionamento íntimo e discreto
(realize)
seu sonho sexual

Pra qualquer tipo de transação,
sem compromisso emocional, so financeiro
e o endereço para comunicação
pra caixa-postal,
do amante profissional

(Refrão - 2x)
Amor sem preconceito,
sigilo total,
sexo total,
amante profissional



HASTA!