fevereiro 12, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 18)


HOLA!




THE 80'S MOVIES


Meu avô era cinéfilo, meu pai foi um grande cinéfilo na juventude e eu herdei esse fascínio pela sétima arte. Entretanto, sempre quis ir além. Não queria apenas ver um filme, queria estar a par de tudo: pré-produção, elenco, direção, trilha sonora. Daí foi um passo para querer entender cinema como uma ciência e não apenas como um mero entretenimento.

Vou tentar aqui mostrar alguns filmes que fizeram os anos 80 serem tão divertidos. Filmes que marcam, de uma forma ou de outra, tanto a gente. Boa sessão nostálgica!

Meu pai ia na locadora, lá ia eu atrás... Meus olhos brilhavam quando ouvia o nome V-I-D-E-O-L-O-C-A-D-O-R-A. Um dos primeiros filmes que vi em VHS foi a Princesa Estrela. Uma história boba, pueril, mas que me lembro de todos seus detalhes. Uma princesa se vê obrigada a casar com um homem rico e maquiavélico (obviamente), já que seu reino está bastante endividado. Para ajudar seu pai, o Rei, ela começa a trabalhar, escondida de todos, como uma serviçal de cozinha em um reino relativamente distante. Certo dia, conhece um rapaz e os dois se apaixonam. Posteriormente ele descobre que o tal rapaz é o herdeiro do trono do reino onde trabalha. Já sabem como termina, não é? É bem clichezinho, mas era adorável.

Tinha todas as aventuras do Benji gravadas e acho que foi o único cachorro ator que gostei. Alguém lembra um filme chamado O Naufrágio (The sea gypsies- 1978)? Um viúvo, suas duas filhas e seu cachorro, uma repórter e uma criança negra clandestina viajam de navio quando ocorre uma tempestade. O navio naufraga próximo a uma ilha inabitada, porém cheia de animais perigosos. À medida que têm que lidar com aquela vida primitiva, caçar comida, enfrentar perigos, tornam-se uma verdadeira família. Lembro que imitava várias cenas desse filme: a protagonista caçando um pato e depois o comendo assado. A fome deles era tanta que devoravam a coxa da ave como se fossem animais e eu adorava fazer o mesmo (minha mãe dizia que não tinha modos na mesa :P). Outra cena que imitava era do garoto que viajou escondido e a garotinha que o ajudava colando um copo de suco de laranja em cima de um criado-mudo. Adorava o som do copo ao ser colocado em cima do móvel, algo tão breve, tão comum e tão despercebido.


Falando em imitações, qual garota não imitou a Jennifer Beals em Flashdance (1983)? Só não dava pra dar aqueles giros além da gravidade... O filme conta a história de Alex Owens (Jennifer Beals), uma jovem de 18 anos que trabalha como metalúrgica durante o dia e à noite é uma exótica dançarina em uma casa noturna e retrata a sua luta para realizar seu grande sonho: ser aluna no Conservatório Pittsburgh de Dança. O filme traz hits clássicos dos anos 80, incluindo as canções mais conhecidas da época como Flashdance- What A Feeling" de Irene Cara e Maniac na voz de Michael Sembello. E ainda propagou a moda de blusas de moleton rasgadas e das polainas.


Na telona do cinema, não lembro, ao certo, qual o primeiro filme que vi, entretanto deve ter sido algum filme dos Trapalhões. Todavia, recordo muito bem da primeira legenda. Nem conseguia ler completamente, ficava angustiada. Essa legenda era de E.T.



Didi Mocó está triste com Renato Aragão. Não só ele está órfão da genialidade do nosso Bonga, do nosso vagabundo trapalhão, como cada um de nós que presenciou o cinema de primeira qualidade que ele e sua trupe faziam no final dos anos 70 e durante quase toda década de 80.

Os saltimbancos trapalhões (1981): Sensível, atemporal, poderoso, esplêndido, obra-prima... Esse filme não é só o melhor do filme dos Trapalhões, não é só um dos melhores filmes made in Brazil, é um dos melhores filmes infantis que já vi. Apesar de seu público ser de crianças, agrada a todas as idades, já que aborda muitos assuntos que até nós, adultos, não temos solução. O que fazer para acabar com as desigualdades sociais, a corrupção, com o trabalho escravo, a fome, a miséria? Saltimbancos traz essa crítica social que comove sem ser politicamente correto ou piegas. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias trabalham em um circo quase como escravos, mas tornam-se a grande atração do espetáculo pela capacidade que têm de fazer o público rir, contudo eles vão ter que enfrentar a inveja e as maldades do mágico Assis Satã e a ganância do dono do circo. Enquanto isso, Didi se apaixona pela filha do dono do circo. Destaque para a melhor trilha sonora do cinema nacional composta pelo grande Chico Buarque. Lembram o final do filme? Quando é que filme de criança teria um final tão belo e melancólico? Excepcional!

O Trapalhão no Planalto dos Macacos (1976): Uma paródia ao filme hollywoodiano. Os amigos Conde e Alex são confundidos pelo Guarda Azevedo com assaltantes de uma joalheria. Na fuga, os três embarcam em um balão prestes a ser lançado, conduzido por Rodrigo, indo parar em um planeta habitado por homens-macacos, onde os humanos são considerados animais inferiores.

Os Trapalhões no rabo do cometa (1986): a pequena e divertida animação que foi apresentada no filme Os trapalhões no Reino da Fantasia torna-se um longa. Os Trapalhões são perseguidos por um bruxo hilário desde a época do Império Romano até os dias atuais, passando pela Idade Média, Velho Oeste e a Primeira Guerra Mundial.

O cangaceiro trapalhão (1983): uma paródia ao Northerns (gênero que agruparia os filmes de cangaceiros produzidos na década de 60 até meados dos anos 70 - uma versão tupiniquim dos westerns americanos) e uma homenagem a Lampião, Maria Bonita e sua trupe. Exemplo legítimo de nossa rica cultura popular, o sertão poético e circense. Severino do Quixadá, pastor de cabras, salva Capitão e seu bando de cangaceiros de uma emboscada do tenente Bezerra. Observando sua semelhança com Severino, Capitão lhe dá uma missão que se tornaria uma grande emboscada.

Os trapalhões no Reino da Fantasia (1985): primeira participação de Xuxa que, felizmente, não conseguiu detonar o filme. Os Trapalhões fazem um espetáculo em benefício de um orfanato, que enfrenta dificuldades financeiras, dirigido por Irmã Maria (Xuxa). Enquanto realizam o espetáculo, o dinheiro dos ingressos é roubado. Didi, Dedé e Irmã Maria perseguem os bandidos, enquanto Mussum e Zacarias continuam com o show. Os três vão parar no mundo de Beto Carrero, onde é recriado o cenário do Velho Oeste americano. Mas o melhor do filme é mesmo a seqüência de 20 minutos de animação. Esqueçam o resto!




E.T. - O extra-terrestre (1982): é mais que um mero filme de ficção científica, ele versa sobre a infância, a inocência e o amor. Se em Contatos Imediatos, Spielberg começa a demistificar a visão de que os alienígenas são seres maus e que querem dominar nosso planeta, aqui ele consolida ao nos mostrar a amizade entre um garoto de 10 anos e um E.T. perdido na Terra. E.T. faz uma analogia a um dos símbolos do cinema americano tal como em o Mágico de Oz: o retorno ao lar. Nada é melhor que nosso lar, mesmo desestruturado por qualquer dificuldade com uma separação entre os pais. Lá é que somos nós mesmos. Como lidar com a perda? Como expressar os sentimentos de uma criança? Os adultos não aparecem por completo numa demonstração concreta da incompreensão do mundo infantil por parte deles e a incapacidade de dialogar sem caráter educativo. É um filme reflexivo sobre o valor da amizade e da família. Une técnica e emoção ao som da trilha soberba de John Williams.




Por que certos filmes que vimos há poucos dias, por melhores que sejam, são tão facilmente esquecíveis, enquanto outros ficam cada vez mais nítidos em nossas memórias? Vi esse filme uma única vez quando tinha uns oito anos e me lembro de cada detalhe como se fosse hoje. Através de uma senhora que morava comigo em Salvador, descobri o título do filme. Era 1995... Dez anos de busca, sem uma locadora que o tivesse para locar.



Lançado em 1959 e estrelado pela Carroll Baker (antes de se tornar uma fatal blondie) e pelo Roger Moore, o filme nos conta a história de uma jovem amargurada pela morte de todos os homens com quem se relaciona e para proteger seu grande amor (Moore) que vai para a guerra, ela decide se tornar freira. A trilha do filme foi composta pelo excepcional e saudoso Elmer Bernstein. Ainda compro esse DVD!




Uma previazinha pra vocês do que está por vir...

1980: O Mercenário das Galáxias, Sexta-feira 13, Apertem os cintos (o piloto sumiu), O iluminado, Xanadu, Os irmãos cara-de-pau, O império contra-ataca, A lagoa azul etc.

1981: Indiana Jones e os Caçadores da Arca perdida, Mad Max 2, Scanners, Porkys, Um lobisomem americano em Londres, etc.

1982: E.T., Blade Runner, Evil dead, Rambo I, Tron, Tootsie, Poltergeist, Conan , O Enigma do outro mundo, A Marca da Pantera

1983: Flashdance, Krull, Jogos de guerra, Viagem ao mundo dos sonhos (Explorers), Os Embalos de Sábado à Noite Continuam, Férias frustradas etc.

1984: Gremlins, Caça-fantasmas, Footloose, O último guerreiro das estrelas, Top secret, Exterminador do Futuro, A dama de vermelho, A história sem fim, Um tira da pesada, Loucademia de polícia, A hora do pesadelo, Karate Kid, A Vingança dos Nerds, Splash: Uma Sereia em Minha Vida etc.

1985: Goonies, De volta para o futuro, Ladyhawke: o feitiço de Áquila, O Último Dragão, Força Sinistra, O jovem Sherlock Holmes, D.A.R.Y.L., Mad Max 3, O retorno dos mortos-vivos, Cocoon, Gotcha!, A Hora do Espanto, A lenda, As Minas do Rei Salomão etc.

1986: Aliens, Highlander, Stallone Cobra, Top Gun, Curtindo a vida adoidado, Labirinto, A pequena loja de horrores, Aventureiros do bairro proibido, Highlander, A mosca, A casa do espanto, O nome da Rosa, Um Dia a Casa Cai etc.

1987: Robocop, Bom-dia Vietnã, Os intocáveis, Predador, Os garotos perdidos, Dirty Dancing, Máquina Mortífera, Viagem insólita, Te Pego Lá Fora, Uma noite de aventuras, Um tira da pesada 2, Namorada de Aluguel, Os Nerds saem de Férias, Hellraiser etc.

1988: Eles vivem, Uma cilada para Roger Rabbit, Willow, Akira, Beetlejuice (os fantasmas se divertem), Big (quero ser grande), Moonwalker, Bill & Ted, Cocktail, Duro de matar, Elvira (a rainha das trevas), Um peixe chamado Wanda, Rain Man, Warlock o Demônio etc.

1989: De volta para o futuro 2, Indiana Jones 3, Batman, Cemitério maldito, Olha quem está falando, K9: Um policial bom pra cachorro etc.

E tem muito mais...



HASTA!