fevereiro 14, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 19)


HOLA!




THE 80'S MOVIES



"THE BRAT PACK"



Esse livro acima aborda o fenômeno que surgiu nos anos 80 no cinema americano. De uma matéria da revista New York (10/06, 1985 pp. 40-47) escrita pelo jornalista David Blum surgiu o termo Brat Pack. Brat significa moleque, fedelho, pirralho. E é uma referência ao sucesso que foi nos anos 60 a turma de atores formada por Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford, os Rat Pack. Os Brat Packers foram jovens atores que estouraram nos anos 80 em filmes que se tornaram clássicos para o público jovem. Segundo a matéria supracitada, o primeiro filme dos Brat Pack foi Taps (aquele filme em que jovens tomam o comando de uma escola militar, lembram? Minha primeira lembrança de Thomas Cruise Mapother IV). Depois veio o filme dirigido por Francis Ford Coppola, detentor do título de melhor m2 de homem bonito do cinema, Vidas sem rumo (The Outsiders), baseado no livro homônimo de Susan E. Hinton, assim como outra parceria Coppola-Hinton, Rumble Fish (O Selvagem da Motocicleta). Entretanto foi com os filmes O primeiro ano do resto das nossas vidas (St. Elmo's fire) e O Clube dos cinco (The Breakfast Club) que consolidaram os Brat Packers ao sucesso.

Mas quem são os Brat Pack? Muitas listas existem e cada uma diferencia em colocar ou tirar um ou ou outro ator, mas pelo menos uns oito são legítimos Brat Packers. E essa seleção foi feita baseada nos dois filmes anteriormente citados. São eles: Molly Ringwald, Emilio Estevez, Anthony Michael Hall, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Demi Moore, Judd Nelson, Ally Sheedy. Outros prováveis que também entram na lista são Tom Cruise, Timothy Hutton, Matthew Broderick, Robert Downey Jr., Sean Penn, Jemi Gertz, Kevin Bacon, Mary Stuart Masterson, C. Thomas Howell, Nicolas Cage, John Cusack, Mare Winningham, John Cryer, Matt Dillon, James Spader, Ralph Macchio, Eric Stoltz, Charlie Sheen, Matthew Modine.




Emilio Estevez era, segundo a matéria, um presidente não oficial da trupe. Nas filmagens do filme St. Elmo's fire (O primeiro ano...), o diretor e roteirista Joel Schumacher perguntou aos atores qual era seu melhor amigo e todos responderam:"Emilio".Tom Cruise era o the hottest of all, ou seja, a grande estrela, que foi de uma ponta em Taps até estourar em Negócio Arriscado (lembram a cuequinha?) e já passando de mais de um 1 milhão na sua conta bancária.



O mais belo, segundo a revista, era Rob Lowe que estreou em Vidas sem rumo e até abocanhou uma indicação ao Framboesa de Ouro em O primeiro ano do resto de nossas vidas. Judd Nelson era o típico anti-herói, o bad boy que toda garota queria. Pena que sua carreira ficou vinculada na canastrice de personagens maus, tornou-se figurinha fácil entre a "bandidagem" do cinema. Também tinha o único oscarizado Timothy Hutton, e o único que poderia substituir Brando (santo exagero!), segundo a revista, era Matt Dillon. Nicolas Cage era o The Ethnic Chair e Sean Penn, the most gifted of them all. E Molly era a musa dos anos 80.

Uma citação na matéria da revista me chamou atenção. Eles não tinham como ídolo nem Brando, nem nenhum Rat Pack, muito menos De Niro, Hoffman ou Al Pacino. O ídolo era Harry Dean Stanton, protagonista do maravilhoso filme de Win Wenders, Paris, Texas. A justificativa era pelo dom natural de atuar que ele possuía, por ser amigo das farras e porque ele sempre dizia que ao trabalhar com eles (Stanton atuou com Estevez em Repo Man), não atuava como um pai, mas como um amigo.



Tom Cruise


Ele queria ser padre, acreditam? A vida desse movie star é tão contada e recontada que todo mundo sabe com quem ele namorou, com que casou e que era portador de dislexia (doença que dificulta a capacidade de memorizar). De ator limitado, galã convicto, foi conquistando respeito tanto pelo público como pela crítica que percebeu seu esforço, sua dedicação à arte de atuar. Hoje seu nome é sinônimo de sucesso, nem que seja só na bilheteria. Um bom ator que não mede esforços pra tirar o rótulo de bom moço, de galã, vide suas atuações em Magnólia, Nascido em 4 de julho e o recente Colateral.


Primeiro filme: Taps (Toque de recolher)
Próximos filmes: A guerra dos mundos, Missão Impossível 3



Matthew Modine

Matthew Modine sumiu. Where is he? Cade aquele ator que nos encheu os olhos com as excelente atuações em Birdy (Asas da Liberdade) e Nascido para matar? Não acredito que ele esteja fazendo papéis chinfrins como no fraco À francesa. Ele ainda volta... Espero!

Primeiro filme: Amy and the angel (TV)
Próximos filmes: The Goddess, The Transporter 2



Eric Stoltz

Ele quase foi o Marty McFly. Eric Stoltz é um workaholic. É o ótimo funcionário padrão da sétima arte. Um dos atores favoritos do cinema independente norte-americano.

Primeiro filme: Grass is always greener over the septic tank, The (TV)
Próximos filmes: The Honeymooners





James Spader

De rebelde sem causa a vilão charmoso e dissimulado, tornou-se um dos melhores atores que assimilaram o estilo Cronenberg de ser de alguns filmes, vide Secretária ou mesmo um legítimo Cronenberg, Crash. Sua carreira estourou no filme Sexo, Mentiras e Videotape, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1989. Atualmente protagoniza a série Boston Legal.

Primeiro filme: Team-Mates
Próximos filmes: mais episódios da série Boston Legal (spinoff da série The Practice)





Nicolas Cage

Proveniente de uma família talentosa, os Coppola, sobrinho do poderoso chefão Francis Ford Coppola, hoje em dia mescla seu talento em filmes independentes e cai no controle remoto ou mesmo na canastrice em alguns blockbusters. Vencedor do Oscar em 1995 pela ótima atuação em Despedida em Las Vegas. Sua atuação como Charlie Kaufman e seu irmão gêmeo Donald no excepcional Adaptação também lhe valeu uma indicação ao homúnculo dourado. Sua filmografia inclui ótimos filmes como Arizona nunca mais, Birdy, Os Vigaristas, Vivendo no limite, entretanto sem esquecer bombinhas como Capitão Corelli, 60 segundos e Con Air.

Primeiro filme: Best of times (TV) e Picardias Estudantis
Próximos filmes: The Weather Man, Next, Ghost Rider




Ralph Macchio

O eterno Daniel San também fez bons dramas na década de 80, tais como Vidas sem rumo (lembram quando ela leva aquela facada? Que ódio que eu tive!) e um filme que ele tinha uma doença que causava envelhecimento rápido.

Primeiro filme: Up the Academy
Próximos filmes: sem projetos, o último filme que participou foi A Good Night to Die (2003)




Jon Cryer

Jon Cryer sempre será lembrado como Duckie Dale, o melhor amigo de Molly Ringwald em A garota de rosa-shocking. A última vez que o vi foi na telinha na série Trouble with normal. Pra mim, sempre será um clone menos talentoso do Matthew Broderick.

Primeiro filme: No small affair
Próximos filmes: sem projetos, seu último filme foi The Metro Chase em 2003


Mare Winningham

O patinho feio do grupo, porém um dos mais talentosos. Foi indicada ao Oscar como atriz coadjuvante (?) em Georgia (1995) em que fazia a personagem-título. Continua trabalhando em projetos para TV.

Primeiro filme: Young Pioneers (TV)
Próximos filmes: sem projetos, o último projeto foi o telefilme The Magic of Ordinary Days (2004)



Jamie Gertz

Brilhou como a Star em Garotos Perdidos e também no filme Abaixo de zero. Um dos últimos filmes que a vi foi Twister (1996).

Primeiro filme: Amor sem fim
Próximos filmes: Lucky 13





Mary Stuart Masterson

Essa ótima atriz anda sumida. Lembram-se dela no emocionante Tomates Verdes Fritos? Figurinha fácil nas comédias românticas dos anos 80 (O céu se enganou, Alguém muito especial).

Primeiro filme: As esposas de Stepford (o original, obviamente!)
Próximos filmes: Intervention, The Sisters





C. Thomas Howell

Depois de uma ponta em E.T., despontou como galã em filmes como Vidas sem rumo, A morte pede carona e Admiradora Secreta. Atualmente trabalha em trabalhos menores, principalmente para TV. Ponny Boy faz falta...

Primeiro filme: E.T.
Próximos filmes: The Poseidon Adventure (missérie pra TV)




Matt Dillon

O mais belo anti-herói, o Brando dos anos 80. Exagero ou não, é uma pena ver como conseguiu transformar seu talento nato em canastrice. Melhor nos lembrar de Tex, Dallas e Rusty James...

Primeiro filme: Over the Edge
Próximos filmes: Factotum, Herbie: Fully Loaded, Trip Murphy, Loverboy






Demi Moore

A mais bela de todas. Eu tenho que admitir: ela é linda, muito linda. Mesmo quando inventou de ficar marombada, continuava linda. Qual marmanjo não queria abraçar e acabar com a dor de Molly em Ghost (1990)? Pra mim, seu melhor papel foi em Ghost mesmo, uma vez que os demais vão do correto ao medíocre. Mas que continua linda, ah isso sim...

Primeiro filme: Choices
Próximos filmes: Half lihgt, The Magic 7 (TV)





Kevin Bacon

Kevin tem um olhar enigmático. Faz tão bem personagens doces, corretos como vilões e ensadecidos. Ele é o típico mineirinho. Você não presta muita atenção, mas está sempre competente. Seu prestígio é tanto que já trabalhou com grandes diretores como o Clintão (Clint Eastwood), Oliver Stone, Ron Howard, Jane Campion, Barry Levinson etc. Dizem que sua atuação no recente The Woodsman é extraordinária, ratificando mais uma injustiça dos Oscars da vida. Ele não é um cara tipicamente bonito, mas tem um charme irresistível. Foi através dele que comecei a usar um termo no círculo de fofocas das garotas: o feio bonito. Não entendeu? Complicado...

Primeiro filme: Animal House
Próximos filmes: Where the Truth Lies, Beauty Shop, Loverboy, Cavedweller, Woodsman



Rob Lowe


"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..." Eis Rob Lowe. Não sei julgar seu talento, ele é perfeito. Adorava o filme Sobre aquela noite (1986) no qual ele e a Demi Moore viviam um casal tentando ter um relacionamento, apesar dos problemas pessoais e dos amigos que eram contrários ao romance. A bundinha do Rob ficou altamente famosa, lembram? :P... Safadinho também não? Lembram-se do vídeo de sexo explícito com uma menor? Esse escândalo e seu envolvimento com drogas e o uso abusivo de álcool quase que destruiram sua carreira. Atuou no seriado de sucesso West Wing até 2003 e atualmente protagoniza o seriado Dr. Vegas.

Primeiro filme: Vidas sem rumo
Próximos filmes: série Dr. Vegas e seu último projeto foi o telefilme Perfect Strangers



Sean Penn

Um dos maiores atores da sua geração. De bad boy que batia na ex-esposa Madonna a um bom pai de família e ator ligado aos problemas mundiais e contrário ao governo Bush. Vencedor do Oscar do ano passado (2004) pelo filme Meninos e lobos, prêmio este que já deveria estar no seu armário há algum tempo. Um ator visceral, sempre nos presenteando com ótimas atuações.

Primeiro filme: Taps
Próximos filmes: The Last Face, In Search of Captain Zero, All the King's Men, The Interpreter




Timothy Hutton

Sua ótima atuação como um garoto atormentado no drama Gente como a Gente (Ordinary People(1980)) o tornou o único oscarizado da trupe. Entretanto foi infectado pela maldição do Oscar e atualmente faz filmes de segunda linha ou papel de mero coadjuvante em filmes de maior destaque. E eu era louquinha pra que ele tivesse um romance com Natalie Portman no delicioso Beautiful Girls (seria pedofilia mesmo?). A química deles era perfeita!

Primeiro filme: Gente como a gente
Próximos filmes: Kinsey, Lymelife, Turning Green, Bill the Breaker, Last Holiday, Heavens Fall




Matthew Broderick

Ferris, um dos personagens mais divertidos do cinema, o típico carinha que facilmente seria o nosso melhor amigo. Entretanto Broderick não deixou ficar estigmatizado por personagens em comédias juvenis, intercalou bons trabalhos como no drama Metido em encrencas, Feitiço de Áquila e Tempo de Glória. Uma das suas melhores atuações foi no filme A Eleição de Alexander Payne. É super bem casado com a atriz Sarah Jessica Parker (a já saudosa Carrie do delicioso seriado Sex and The City). Pretende levar pra telas o musical the Producers (baseado no filme de Mel Brooks) que lhe deu um Tony de melhor ator, prêmio equivalente ao Oscar para o teatro.

Primeiro filme: Jogos de Guerra
Próximos filmes: Strangers with Candy, The Producers: The Movie Musical




Molly Ringwald

Pode não ser tão bela como a Demi Moore, mas definitivamente Molly foi a musa da geração anos 80. Protagonizou clássicos juvenis como A garota de rosa-shocking, Gatinha e Gatões, Clube dos cinco e Mais ou menos grávida. A sintonia com ela é grande porque ela simboliza nós mesmas, é a típica garota do lado, aquela normalzinha, sem grandes belezas, mas simpática e cativante. A namoradinha do cinema nos anos 80. Infelizmente entrou no ostracismo como muitos Brat Packers.

Primeiro filme: A tempestade
Próximos filmes: sem projetos, o último filme que a vi foi a ridícula comédia Não é mais um besteirol americano e seu último projeto foi As maletas de Tulse Luper - Parte 1: A história de Moab




Charlie Sheen

Filho de Martin Sheen e irmão de outro Brat Packer, Emilio Estevez, estourou mundialmente na comédia TOP GANG que parodiava o filme TOP GUN e também as cenas picantes de 9 ½ semanas de amor. Mas antes fez um filme pouco conhecido, mas do qual gostei bastante (na época que vi, não sei agora!): Amanhecer violento. Viveu um doce e apaixonado capitão de futebol americano em Lucas - A inocência do primeiro amor e fez um hilário bad boy que se apaixona pela irmã do Ferris (Jennifer Grey) na delegacia em Curtindo a vida adoidado. Seu melhor filme é, sem sombra de dúvidas, Platoon (1986) de Oliver Stone. Depois de anos tentando sair do vício das drogas, das prisões, voltou a aparecer no seriado Spin City que terminou em 2002. Atualmente é casado com a dublê de atriz Denise Richards e atua bastante na TV.

Primeiro filme: Amanhecer violento
Próximos filmes: sem projetos, o último foi O Golpe (2004)




Emilio Estevez

Irmão mais velho de Charlie Sheen, que depois de estourar como galã de comédias românticas, partiu para os filmes de ação à Eddie Murphy e fez sucesso com o western moderninho Young Guns (Os Jovens Pistoleiros). Era um dos mais talentosos dos Brat Packers. Atualmente faz filmes de segunda linha.

Primeiro filme: Tex
Próximos filmes: Bobby, The Mighty Ducks 4




John Cusack

Um dos atores mais cools do cinema atual. Versátil, interessante e carismático. Seu personagem em Alta Fidelidade (2000) já marcou seu nome dentre os personagens mais bacanas dos últimos tempos. Qual o seu TOP 5? Eu amo Rob Gordon!

Primeiro filme: Uma questão de classe
Próximos filmes: A doll's house, Ice harvest




Judd Nelson

Que saudades de John Bender (Clube dos cinco)!

Como já disse anteriormente, é uma pena ver um ator que fez papéis tão bacanas tanto em Clube dos cinco como em St. Elmo's fire ficar esteriotipado como o vilão malucão. Atualmente trabalha em filmes para TV e de segunda linha.

Primeiro filme: Making the grade
Próximos filmes: Once in a Lifetime,Black Hole (TV), Lethal Eviction




Anthony Michael Hall

Quem vê Anthony Michael Hall no seriado The Dead Zone, não tem nem idéia que ele era o rei dos nerds nos anos 80. Mulher nota 1000, Gatinhas e Gatões, Clube dos cinco... Aquele loirinho magrelo, lembram? Depois de fazer o namorado mau-caráter de Winona Ryder em Edward, mãos de tesoura, Hall tinha sumido do mapa. Atualmente protagoniza a série The Dead Zone que começou a ser exibida pelo SBT.

Primeiro filme: The Gold Bug (TV)
Próximos filmes: novos episódios da série The Dead Zone





Ally Sheedy

Eu adorava um filme da Ally Sheed chamado Cinderela às avessas (1987). Sei que é bobinho, mas eu curtia pacas. Uma garota rica, mimada e arrogante que precisa de uma fada-madrinha que lhe dê prumo. Torna-se empregada da sua própria casa e uma mera desconhecida para seu pai. Entretanto a partir daí começa a rever suas atitudes e torna-se uma pessoa melhor. Também atuou no filme Bad Boys com Sean Penn e nos dois filmes-símbolo dos Brat Pack (O clube dos cinco e O primeiro ano do resto das nossas vidas). Sua atuação foi bem elogiada no filme High Art de 1998. Atualmente faz mais trabalhos menores e para TV.

Primeiro filme: I Think I'm Having a Baby (TV)
Próximos filmes: sem projetos, seus últimos filmes foram Shooting Livien e Brea Noise, ambos de 2004




Andrew McCarthy

Blue eyes... Timidez explícita! O típico cara que você quer colocar no colo. Eis Andrew McCarthy, um dos principais galãs da década de 80. Manequim, A garota de rosa shocking, O primeiro ano do resto das nossas vidas, Abaixo de zero, Somos todos católicos, Um morto muito louco, dentre outros. Depois começou a fazer filmes B e fez aquela bomba made in Brazil Bela Donna... Pobre coitado!

Primeiro filme: Uma questão de classe
Próximos filmes: The Orphan King




Obviamente que esses filmes protagonizados pelos Brat Packers tinham uma trilha bem pop, bem divertida. Era tão boa que fizeram um álbum englobando os grandes sucessos desses filmes.

"The Brat Pack Years" - Track List :

1. Don't You (Forget About Me) - Simple Minds
2. I Melt With You - Modern English
3. St. Elmo's Fire (Man In Motion) - John Parr
4. Hazy Shade Of Winter - The Bangles
5. Tenderness - General Public
6. Whistle Down The Wind - Nick Heyward
7. Do Wot You Do - INXS
8. Would I Lie To You -Eurythmics
9. Dance Hall Days - Wang Chung
10. Weird Science - Oingo Boingo
11. Like To Get To Know You Well - Howard Jones
12. So Far, So Good - Sheena Easton
13. In The Name Of Love - Thompson Twins
14. True - Spandau Ballet


Música do dia:

Obviamente que seria a clássica canção do Simple Minds , tema do filme Clube dos cinco.




Don't You (Forget About Me)

(Hey, hey, hey, hey)

Won't you come see about me
I'll be alone dancing, you know it, baby
Tell me your troubles and doubts
Giving me everything inside and out
And love's strange: so real in the dark
Think of the tender things
That we were working on
Slow change may pull us apart
When the light gets into your heart, baby

Don't you forget about me
Don't, don't, don't, don't
Don't you forget about me

Will you stand above me
Look my way, never love me
Rain keeps falling
Rain keeps falling
Down, down, down
Will you recognize me
Call my name or walk on by
Rain keeps falling
Rain keeps falling
Down, down, down, down

(Hey, hey, hey, hey)

Don't you try and pretend
It's my beginning
We'll win in the end
I won't harm you
Or touch your defenses
Vanity, insecurity

Don't you forget about me
I'll be alone dancing, you know it, baby
Going to take you apart
I'll build us back together at heart, baby

Don't you forget about me
Don't, don't, don't, don't
Don't you forget about me

As you walk on by
Will you call my name
As you walk on by
Will you call my name
When you walk away

Oh, will you walk away
Will you walk away
Oh, call my name
Will you call my name




HASTA!