fevereiro 16, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 20)


HOLA!



THE 80'S MOVIES


O primeiro ano do resto das nossas vidas (St Elmo's fire)


Ano: 1985
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Joel Schumacher e Carl Kurlander
Elenco: Emilio Estevez (Kirby Keger), Rob Lowe (Billy Hicks), Andrew McCarthy (Kevin Dolenz), Demi Moore (Jules Jacoby), Judd Nelson (Alec Newbary), Ally Sheedy (Leslie Hunter), Mare Winningham (Wendy Beamish), Martin Balsam (Sr. Beamish), Andie MacDowell (Dale Biderman).



Quando o tio Shummy acerta (Um dia de fúria, Garotos Perdidos, Por um fio, O Cliente, Tempo de matar, o próprio filme abordado, etc), acerta de vez... Já quando erra, melhor esquecer (Pobre Batman!)...

Sinopse: Alec (Judd Nelson) e Leslie (Ally Sheedy) se conheceram na universidade. Ele trabalha como assessor de um deputado democrata e ela como arquiteta. Os dois moram juntos e Alec é amoroso e infiel. Ele acredita que será mais fiel ao consumar o casamento e terá mais chances de progredir profissionalmente. Já Leslie tem dúvidas, pois acredita que essa é uma das decisões mais importantes de sua vida.

Leslie pensa que o melhor amigo do casal é homossexual. Ele é Kevin (McCarthy), um aspirante a jornalista, sensato e regrado que esconde uma paixão avassaladora e não consegue desprender-se desse amor. Kevin divide um micro-apartamento bagunçado com o garçom com diploma de Direito pendurado na parede Kirby (Estevez), um cara sonhador e completamente apaixonado pela médica Dale (Andie McDowell), sua contemporânea da época da universidade. Kirby comete loucuras na esperança de seu amor obsessivo ser correspondido.

Billy (Lowe) é o pirado da turma, mulherengo e despreocupado com o futuro. Vive bêbado e tocando seu sax. Não consegue se manter em nenhum emprego que seus amigos arrumam e não dá a mínima para sua esposa e filho recém-nascido. A pacata Wendy (Mare Winningham) é virgem e muito tímida, apaixonada por Billy desde os tempos da faculdade e sustenta todos os caprichos do amigo. Ainda tem que tolerar a família tradicional e rica que não vê a hora em que ela se case.

Jules (Demi Moore) tem mania de grandeza e não aceita sua condição financeira. Mente para todos a sua volta, tem um caso com seu chefe e cai no mundo das drogas.




Agora, mais do que nunca, eu compreendo esse filme. A gente passa a vida escolar tendo pesadelos com o Vestibular e sonhando com a faculdade. Pensamos que tudo transcorrerá bem, porque estamos estudando o que queremos ser, não é? Todas as matérias devem ser interessantes, o estudo não é mais um martírio e sim uma diversão, não? E ao sair da faculdade, estaremos realmente preparados para esse sufocante mercado de trabalho? Saberemos lidar com nossa insegurança? Será uma fase mesmo? Você saberá segurar numa boa? Todos, ao seu redor, saberão lidar com isso? E as amizades realmente duram para sempre? No final das contas, que balanço tiramos de nossas vidas?


O clube dos cinco (The Breakfast Club)


Ano: 1985
Direção: John Hughes
Roteiro: John Hughes
Elenco: Judd Nelson (John Bender), Emilio Estevez (Andy Clark), Ally Sheed (Allison Reynolds), Molly Ringwald (Claire Standish), Anthony Michael Hall (Brian Ralph Johnson) e Paul Gleason (Principal Richard Vernon). John Hughes faz uma ponta como Mr. Johnson, o pai de Brian.

O rebelde, o esportista, a princesinha, o nerd, a estressadinha com visual dark. Cinco jovens após terem cometido pequenos delitos são obrigados a passar o sábado na biblioteca da escola escrevendo uma redação de mil palavras sobre o motivo pelo qual estão de castigo. Apesar de serem muito diferentes, ao transcorrer do dia, vão conhecendo uns aos outros, confissões são feitas e à medida que aceitam uns aos outros, quebram os estereótipos e aceitam a si próprios. Um filme simples, dosando bem o tom dramático com a comédia e de uma sinceridade absurda. Dirigido de forma impecável por Howard Hughes e bem conduzido pelo seu elenco, mostra-nos os dramas, as alegrias, os sonhos e anseios de toda uma geração.

E aquela trilha sonora cheia de hits ainda vende? Muito boa!!

1. Don't You (Forget About Me) - Simple Minds
2. Waiting - Elizabeth Daily
3. Fire In The Twilight - Wang Chung
4. I'm The Dude (Instrumental) - Keith Forsey & Steve Schiff
5. Heart Too Hot To Hold - Jesse Johnson & Stephanie Spruill
6. Dream Montage (Instrumental) - Gary Chang
7. We Are Not Alone - Karla DeVito
8. The Reggae (Instrumental) - Keith Forsey
9. Didn`t I Tell You - Joyce Kennedy
10. Love Theme (Instrumental) - Keith Forsey

E cartinha que eles deixam para o diretor, lembram?

"Dear Mr. Vernon: We accept the fact that we had to sacrifice a whole Saturday in detention for whatever it is we did wrong, but we think you`re crazy for making us write an essay telling you who we think we are. You see us as you want to see us: in the simplest terms, in the most convenient definitions. But what we found out is that each one of us is a brain, and an athlete, and a basket case, a princess, and a criminal. Does that answer your question? Sincerely yours, The Breakfast Club."

"Don't you forget about me... Don't , don't, don't you forget about me...."



HASTA!