março 17, 2005

SAUDADE DOS 80 (parte 34)


HOLA!




THE 80'S MOVIES




Pipoca, refrigerante e... sessão da tarde!!



Vocês sabiam que o programa global começou a ser apresentado em 1975? E que se iniciava às 14 horas pontualmente? Os filmes exibidos geralmente são despretensiosos, leves e são reprises da programação do canal. Qual será o motivo pra colocar filmes no início da tarde? Será que eles já ligavam para audiência em 1975? Ou era mesmo uma forma de atrair as crianças e os jovens que não tinham muita alternativa pra o que ver na TV nesse horário?





Os garotos perdidos (1987): é como eu já disse: quando o tio Schummy acerta, acerta em cheio! Vampiros pops ruleiam! Uma das queridinhas de Woody Allen, Dianne Wiest, é a mãe de dois garotos (Corey Haim (o mesmo de vários filmes adolescentes dos anos 80 e que também fez Bala de Prata (1985)) e Jason Patric) que se mudam de casa e passam a morar em outra cidade. Conhecem uma gangue de motoqueiros mal encarados e Michael (Jason Patric), o filho mais velho, começa a circular com eles. Todavia Sam (Haim), seu irmão mais novo, começa a desconfiar que seu irmão está muito estranho e com ajuda de dois amigos hilários (um deles é Corey Feldman (o Bocão dos Gonnies, tabém parceiro de Corey Haim em outros filmes) para investigar aquela gangue liderada por David (nosso querido "Jack Bauer" Kiefer Sutherland) e descobre que, na verdade, são todos vampiros. Só que seu irmão, agora vampirinho, se apaixona pela Star (Jami Gertz). Após essa descoberta, Sam (Haim) promete fazer de tudo para matar a vampirada e salvar seu irmão. O filme deu uma guinada no gênero ao inserir elementos pop e torná-lo, ao mesmo tempo, uma aventura divertida de primeira, sem deixar de ser assustador. A trilha é bem caprichada e traz bandas como INXS e até covers de Elton John, mas a grande canção que se encaixa perfeitamente no espírito do filme é o hit People are Strange do The Doors na voz da banda Echo & The Bunnymen.

"People are strange, when you're a stranger
Faces look ugly when you're alone
People seem wicked, when you're unwanted
Streets are uneven, when you're down

When you're strange- faces come out of the rain (rain, rain)
When you're strange- no one remembers your name
When you're strange, when you're strange, when you're strange"






Negócio arriscado (1983): Tom Cruise de camisa, meias e cueca, na sala da sua casa, dançando e rebolando \o/\o/\o/\o/\o/. Quem nunca teve vontade de fazer uma festa em casa quando os pais estão ausentes? Joel (Cruise) contrata uma prostituta (Rebbeca De Mornay) para curtir a noite. No dia seguinte, ela vai embora, mas leva consigo um objeto muito querido da mãe de Joel. Desesperado, ele tenta achá-la de qualquer jeito a fim de recuperar esse objeto antes que seus pais voltem e o matem. Entretanto quando ele acha a prostituta, acaba se metendo numa enrascada maior ainda: além de se envolver entre Lana (De Mornay) e o seu cafetão, acaba destruindo o porsche de seu pai. Agora mais do que nunca, ele precisa de muita grana para o conserto do carro. Todavia Lana propõe ajudá-lo com uma proposta não muito agradável: transformar sua casa em um bordel!! Cruise também protagonizou o bonitinho e divertido Cocktail (1988) onde vive um barman e tem um relacionamento amoroso com a personagem de Elizabeth Shue.

Procura-se Susan desesperadamente (1985):"Em Nova York, Roberta Glass (Rosanna Arquette), uma dona de casa entediada, suspeita, que Gary Glass (Mark Blum), seu marido que é um vendedor de banheiras, a está enganando. Ansiando por um romance, Roberta começa a seguir mensagens colocadas nos classificados em que um casal, Susan (Madonna) e Jim (Robert Joy), usam para se localizar quando viajam pelo país. Paralelamente alguém que Susan tinha se envolvido em Atlantic City foi jogado pela janela, quando Susan já o tinha deixado para ir a Nova York se encontrar com Jim. Chegando ao próximo encontro de Susan, Roberta desenvolve uma fascinação pelo jeito extremamente liberal dela e acaba comprando em um brechó uma jaqueta que Susan tinha trocado por botas. Pretendendo se apresentar no encontro seguinte, Roberta bate com a cabeça em um poste quando tentava escapar do assédio ameaçador de Wayne Nolan (Will Patton), que a confunde com Susan. Wayne está tentando localizá-la por causa de um valioso roubo de brincos, enquanto que a verdadeira Susan era presa por não pagar o taxi. Como Jim não pôde ir ao encontro de Susan pede que Dez (Aidan Quinn), um amigo, vá em seu lugar. Como ele não conhece Susan e sua referência é apenas o casaco, Dez também pensa que Roberta é Susan. Ao se recuperar da pancada Roberta desenvolve uma amnésia e a evidência circunstancial, a jaqueta, a convence de que ela é Susan. Dez tenta ajudar "Susan" e os dois se apaixonam, mas a vida dele se torna uma sucessão de problemas. Paralelamente Gary e Susan se conhecem e tentam desvendar o que está acontecendo, mas as informações chegam truncadas de tal forma que se suspeita que Roberta tenha uma vida secreta, na qual seria uma pessoa bem diferente".

Comentando: melhor filme da Madonna que também fez a comédia Quem é essa garota? (1987) que tem a honra de ser o primeiro filme que vi com uma pessoa sem ser meu parente ou minha babá (sim, eu tive babá:P). Despretensioso, divertido e muito bonitinho. Lembro que torcia muito pro casal formado por Aidan Quinn e Rosanna Arquette.

Quase igual aos outros (1985): uma jornalista se disfarça de homem em uma escola para fazer sua matéria. É óbvio que uma garota boba e fútil vai se apaixonar por ela que, por sua vez, cai de amores pelo seu melhor amigo. Totalmente sessão da tarde. Uma cena que é muito hilária é quando a jornalista revela pro seu amado que é uma garota e mostra seus seios e o "abestado" pergunta se ela colocou próteses... Homens!!

O rei da paquera (1987): A musa dos anos 80 Molly Ringwald é o objeto de desejo do mulherengo interpretado por Robert Downey Jr. Depois de cantar e dar uns amassos na maioria das mulheres, ele realmente gama pela ruivinha. Enquanto o filme se foca no relacionamento dos dois é até bacaninha, mas fica bastante chato quando quer dar uma atenção ao pai da personagem de Molly (Dennis Hopper), um bêbado endividado por causa do vício no jogo, que faz a filha ralar pra arranjar grana pra quitar suas dívidas. Filminho insosso! Downey dá um show de atuação juntamente com Andrew McCarthy e Jami Gertz em outro sucesso dos anos 80: Abaixo de zero (1987) que é baseado na obra de Bret Easton Ellis, autor dos romances O Psicopata Americano e Regras da Atração. E quem iria imaginar que a ficção tornar-se-ia realidade?

Pra sempre na memória (1988): Como lidar com a perda? E ainda mais se ela surgir na fase conturbada da adolescência? O filme relata um grupo de jovens em um colégio que têm que lidar com a perda de um dos garotos mais queridos e populares que cometeu suicídio. Um filme sensível que me fez chorar bastante, principalmente quanto cantam aquela música que homenageia o rapaz morto. Keanu Reeves que faz o melhor amigo do carinha popular que se mata também fez um drama familiar dirigido por Ron Howard que fez muito sucesso nos 80. Parenthood - um tiro que saiu pela culatra (1989, que subtítulo medonho!) contava com um ótimo e big elenco dos quais destaco: Steve Martin, Dianne Wiest, o próprio Keanu, Martha Plimpton (de Goonies), Mary Steenburgen, o ótimo Jason Robards, Rick Moranis e "Wolfgang" Tom Hulce. O filme aborda sobre questões familiares, tais como educação dos filhos, como conciliar a profissão com a família, mas sempre mantendo o bom humor.

A primeira transa de Johanthan (1985): um garoto tímido e atrapalhado pede ajuda a um amigo popular e extrovertido para conquistar a garota dos seus sonhos. O filme é bem divertido, bem sessão da tarde. Sexo por sexo, também tem Johnny Bom de Transa (1988), filme fraquinho estrelado pelo Brat Packer Anthony Michael Hall e com Uma Thurman antes da maioridade.

Namorada de aluguel (1987): um garoto nerd (Patrick Dempsey) empresta uma grana para a patricinha mais popular da escola que, em troca, se passaria por sua namorada. Contudo, é óbvio que eles vão se apaixonar. Apesar do roteiro bem previsível e de ser meio bobinho, é bem "assistível" e até bonitinho.





PS: Agradeço novamente ao site Adoro cinema pelos único momento sem inspiração neste post e ctrl+c e ctrl+v nele!





HASTA!